Energia elétrica

Consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 1,4% no primeiro semestre de 2023

Maioria dos 15 ramos de atividade econômica monitorados apresentou alta, puxada pelo ritmo acelerado de migrações ao mercado livre, por exportações e pela retomada do comércio e dos serviços

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
01/08/2023 15:57
Consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 1,4% no primeiro semestre de 2023 Imagem: Divulgação Visualizações: 2436 (0) (0) (0) (0)

O Brasil consumiu 1,4% mais energia elétrica no primeiro semestre de 2023 do que no mesmo período do ano passado e alcançou a marca de 66.760 MW médios, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O avanço é resultado do bom momento para exportações da indústria mineradora e do crescimento das atividades do comércio e dos serviços, mesmo que as temperaturas mais amenas, sobretudo as registradas em janeiro e abril, tenham levado a uma menor demanda pela utilização de aparelhos de ar-condicionado.

No mercado livre, no qual as grandes indústrias e grupos empresariais podem escolher o seu fornecedor, apresentou alta de 5,2% no comparativo anual. O resultado também foi impulsionado pelo ritmo acelerado de migrações. Somente no primeiro semestre, mais de 3,3 mil novas unidades consumidoras ingressaram no segmento. O ambiente regulado, por sua vez, apresentou uma redução de 0,7%, causada pela presença crescente da micro e minigeração distribuída, por fatores climáticos e pelo próprio volume de agentes que deslocaram-se para o mercado livre.

Consumo por ramo de atividade econômica

Entre os 15 setores da economia que compram energia elétrica no mercado livre, a CCEE observou aumento em onze deles, na comparação com o mesmo período do ano passado. Destaque para o comércio e a extração de minerais metálicos, que cresceram devido ao aumento das atividades em supermercados, com o arrefecimento da inflação, e ao bom momento para exportações de minérios. O ramo de saneamento também apresentou taxa elevada de aumento, mas que é reflexo das migrações de grandes consumidores do segmento para o ambiente.

Consumo por região

Na avaliação regional, as maiores altas ficaram concentradas nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para o Maranhão e o Pará. Em ambos, o aumento reflete o consumo das indústrias metalúrgicas e fatores climáticos, sendo que, no caso maranhense, a alta expressiva é resultado também da retomada contínua da produção de uma importante planta do segmento de alumínios.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Comunicação e Inclusão
MDHC lança manual nacional de acessibilidade para evento...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Diretor da ANEEL discutirá futuro da indústria elétrica ...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Comunicação
Leve Saúde lança "Cidade Leve", nova campanha publicitár...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
Certificação
Transpetro recebe certificação inédita por programa de t...
19/08/25
Etanol
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
Comunicação Corporativa
Shell lança nova campanha Shell V-Power com foco em inov...
15/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23