Abimaq

Corte de investimento da Petrobras pode ser ponto limite para indústria

Abimaq
13/01/2016 13:26
Corte de investimento da Petrobras pode ser ponto limite para indústria Imagem: Laércio Lourenço/TN Petróleo Visualizações: 439 (0) (0) (0) (0)

O corte de 24% nos investimentos da Petrobras até 2019 pode representar o ponto limite para a indústria brasileira de equipamentos e máquinas ligadas à cadeia de fornecedores da estatal. A avaliação é do diretor da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Alberto Machado Neto. Segundo ele, o corte nos investimentos após quase dois anos de paralisia nas encomendas do setor põe em risco empregos e a sustentabilidade da indústria no longo prazo. "Pior que investir pouco, é não investir nada. E houve uma parada nos últimos anos", avalia.

Segundo Machado, a indústria depende de mão de obra de formação complexa e segura os empregos enquanto vê perspectivas de retomada. "Se vejo que em dois anos terei encomendas, você segura, adota medidas para suspensão temporária do emprego. Não há esse horizonte de retomada que possa dar um alento. Até 2014, existia segmentos que poderiam se segurar com outras encomendas, como celulose, álcool e alimentos. Com a retração generalizada da economia, não tem mais esse colchão. Está todo mundo no limite do que resta de esperança. Daqui a pouco a indústria não aguenta mais", pondera.

Segundo ele, a nova versão do plano de negócios da Petrobras não traz informações "sólidas" sobre quais os projetos estão mantidos e qual o perfil de compras e encomendas para os investimentos, o que dá insegurança para os empresários em relação ao parque industrial nacional. "Entendo que a Petrobras precise recuperar a capacidade financeira para investimentos, mas tem que gastar bem e isso não tem sido feito. Por isso é importante saber quais os projetos e a demanda por equipamentos que constam no plano para integrar o planejamento. Se cada um só quer resolver seu problema, sem diálogo, a crise só piora".

Machado ainda avalia que o ideal para a indústria é "melhorar a eficiência dos processos de contratação da empresa". Ele lembra que a indústria de equipamentos ainda sofre com uma inadimplência de contratos antigos sem solução e está sufocada com as altas de juros "em dose que tem transformado remédio em veneno".

"Não pode olhar a compra no ato do investimento, o importante é pensar em 20 anos, para não depender de importação e política de hedge. É importante que sejam dadas as condições, tanto do ponto de vista do governo, com uma taxa de juros adequada, tributação e financiamento, como da própria Petrobras, com a simplificação das contratações e prioridade ao conteúdo nacional. A cadeia de valor da indústria não tem recebido esses investimentos", completa.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.