<P>Na próxima quarta-feira (4), será realizado a apresentação do navio hidroceanográfico cruzeiro do Sul à comunidade científica brasileira. O evento acontece no Complexo Naval da Ponta da Armação, e contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do comand...
Redação/ AssessoriaNa próxima quarta-feira (4), será realizado a apresentação do navio hidroceanográfico cruzeiro do Sul à comunidade científica brasileira. O evento acontece no Complexo Naval da Ponta da Armação, e contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto.
O Cruzeiro do Sul é parte fundamental do projeto Laboratório Nacional Embarcado. O projeto tem como propósito dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua. O NHo Cruzeiro do Sul será operado e mantido pela DHN, por intermédio do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), e com a supervisão técnico-científica do CHM.
O navio encontra-se equipado com ecobatímetro monofeixe para grandes profundidades, software para levantamentos hidrográficos automatizados, ADCP (perfilador de correntes - mede automaticamente perfis verticais da velocidade e direção das correntes oceânicas) e termossalinógrafo (mede a temperatura e a salinidade da água do mar à superfície que são registradas automaticamente durante os deslocamentos do navio).
Adicionalmente, também já se encontra operando uma Estação Meteorológica Automática - equipamento que mede e registra digitalmente os principais parâmetros meteorológicos à superfície (temperatura do ar, velocidade e direção do vento, temperatura do ar e pressão atmosférica). Os intervalos para registros gráficos podem ser arbitrados de acordo com o interesse do usuário.
O navio receberá ainda, no primeiro trimestre deste ano os seguintes equipamentos:
- Conjunto CTD / rosette - Conjunto de sensores que medem os principais parâmetros físico-químicos da água do mar, tais como: temperatura, salinidade, pressão hidrostática e oxigênio dissolvido. Os equipamentos são descidos a profundidades de até aproximadamente 5000 metros (estações oceanográficas profundas) e realizam as medidas ao longo das trajetórias de descida e subida; e
- Guincho oceanográfico - Instrumento utilizado para o arriamento e o içamento do conjunto CTD/Rosette. É instalado em uma das bordas laterais ou na popa do navio e esse local do navio passa a ser conhecido como estação oceanográfica.
Após completada esta dotação, o navio estará plenamente capacitado a realizar pesquisas nas áreas de oceanografia física, química e biológica, meteorologia e batimetria, o que permitirá o seu emprego nos trabalhos voltados para o desenvolvimento no ambiente marinho, contemplados no Plano Setorial para Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do MAR (CIRM). Serão disponibilizados cerca de 80 dias de mar por ano à comunidade acadêmico-científica, para a realização de atividades e projetos de pesquisa afins.
Fale Conosco