Gabrielli

Defesa de novo marco regulatório do petróleo

Gás Brasil
30/05/2008 11:15
Visualizações: 224

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, voltou a defender hoje uma mudança no marco regulatório do setor de petróleo no País, a partir das descobertas da camada pré-sal. Durante palestra no 20º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro, o executivo afirmou que o Brasil tem nas mãos a chance de "modificar qualitativamente no mercado internacional.

 

"O pré-sal é uma área de alta propensão exploratória. Apenas um dos blocos em área pequena, em relação ao restante, tem cinco a oito bilhões de barris. Isso exigirá volume de investimentos gigantescos. Esta situação abre oportunidade de modificar qualitativamente o Brasil no mercado internacional", afirmou Gabrielli.

 

O presidente da petrolífera ressaltou que "mesmo sem considerar as enormes descobertas do pré-sal, temos condições de ser um dos grandes players (participantes) no mercado internacional já com o crescimento de produção da Petrobras previsto para os próximos anos".

 

Gabrielli destacou ainda que "evidentemente o Brasil poderia rumar para o caminho tradicional" que seria de exportar petróleo bruto, como já fazem outros países. "Mas temos a chance de ser um grande refinador e exportar derivados, produtos de maior valor agregado", lembrou. Ele alertou, no entanto, para o fato de que haverá necessidade de maior infra-estrutura para atender a demanda da Petrobras nesta expansão.

 

Internacional

 

Ainda durante o Fórum, ele destacou a expansão da Petrobras no mercado internacional. "Essencialmente nossa internacionalização no início dos anos 70 era centrada em busca de áreas para atender a nossa demanda no mercado interno. Depois das descobertas na Bacia de Campos, nossa intenção no mercado internacional era incrementar nossa produção. Partimos em busca da complementação e nossa meta era de chegar a 500 mil barris por dia. Já na última década iniciamos um processo de expansão forte de nossas atividades, com pioneirismo no Golfo do México, com a aquisição de refinarias e também atuando na costa da África", afirmou.

 

Ele reconheceu também um "desgaste da imagem da empresa com relação à crise com a Bolívia no ano passado". "Conseguimos vender a refinaria depois de discussão pública", lembrou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.