Meio Ambiente

Diretora da CCS Brasil integra Carta Aberta para líderes internacionais sobre importância da Captura e Armazenamento de Carbono

A relevância do CCS para o mundo foi tema de documento enviada aos governos do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/07/2023 13:23
Diretora da CCS Brasil integra Carta Aberta para líderes internacionais sobre importância da Captura e Armazenamento de Carbono Imagem: Divulgação Visualizações: 1512 (0) (0) (0) (0)

Uma Carta Aberta encaminhada pelo International CCS Knowledge Centre para líderes governamentais do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, enfatizou a relevância da Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) em larga escala como um instrumento seguro, eficaz e economicamente sustentável para combater as mudanças climáticas e alcançar as metas ambiciosas globais de redução de emissões de gases de efeito estufa. A cofundadora da CCS Brasil, Nathalia Weber (foto), foi uma das signatárias. A CCS Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa estimular as atividades ligadas à CCS no país

A carta contou com o apoio de uma gama de proeminentes cientistas e especialistas em CCS de diversos países. O documento visa não só alertar os líderes nacionais para o tema, como também estimular todos os níveis governamentais e industriais a reconhecerem a importância das tecnologias de CCS e a colaborarem para a implementação de soluções pragmáticas e duradouras, que permitirão a descarbonização de setores industriais que são grandes emissores de gases de efeito estufa, como geração de energia, fabricação de cimento, aço e fertilizantes e mineração.

“Trata-se de uma ferramenta poderosa e que une forças no sentido de reforçar o papel crucial de CCS na nossa luta global contra as mudanças climáticas”, diz Weber. A iniciativa representa um importante apoio para projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS), que avançam com maior intensidade em países      como Noruega, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido     . O documento pontua que, de fato, alcançar emissões líquidas zero dependerá fortemente da implementação de CCS e da produção de combustível de hidrogênio a partir de gás natural, além de uma abordagem em relação às emissões da produção e consumo de combustíveis fósseis para uma transição ordenada para a descarbonização.

 “Embora muita atenção esteja voltada para o alto preço inicial da construção de infraestrutura de CCS em grande escala, o que muitas vezes se perde na discussão sobre o tema são os custos para nossa sociedade se não prosseguirmos no ritmo da construção maciça de CCS necessário para cumprir os compromissos do Acordo de Paris. No mais alto nível, o mundo não pode se dar ao luxo de ignorar o CCS como uma ferramenta chave na luta contra a mudança climática”, diz o documento.

“Passamos da hora de olhar além do custo direto de construir uma instalação de CCS. Temos de entender que a implementação do CCS em projetos industriais de grande escala produz reduções significativas de CO2 a um custo mínimo a longo prazo. O CCS é a única solução comprovada que temos hoje que pode reduzir drasticamente as emissões de CO2 de indústrias difíceis de descarbonizar que são os pilares da nossa economia”, explica Nathália Weber.

Veja a carta na íntegra: https://ccsknowledge.com/news/ccs-is-needed-and-ready-to-address-climate-change---open-letter-to-international-leaders

Sobre a CCS Brasil - A CCS Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa estimular as atividades ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) no país, um processo que visa trazer um impacto sustentável positivo para a sociedade e que reúne diversas tecnologias para a captura do CO2, transporte e armazenamento permanente do gás carbônico em formações rochosas profundas. A CCS Brasil promove a cooperação entre todos os entes que podem participar dessa cadeia produtiva, que incluem empresas financiadoras, indústrias, governo, universidades e a sociedade, visando o desenvolvimento desse mercado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.