Transporte

Dnit defende ampliação do orçamento para hidrovias

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, defendeu hoje (21) uma mudança na matriz brasileira de transporte para incentivar o uso das hidrovias no país. Pagot participa de um café da manhã com a Frente Parl

Agência Brasil
21/10/2009 09:30
Visualizações: 1024

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, defendeu hoje (21) uma mudança na matriz brasileira de transporte para incentivar o uso das hidrovias no país. Pagot participa de um café da manhã com a Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog) da Câmara dos Deputados.

“Os rios brasileiros estão ficando cada vez mais largos e rasos por não haver, no país, um programa de drenagem”, disse Pagot. “Deveríamos fazer o que o mundo faz, que é aprofundar os rios para preservar a água doce, produzir energia limpa e torná-los navegáveis”, acrescentou.

Segundo ele, com investimentos de cerca de R$ 3 bilhões nos próximos quatro anos será possível construir quatro eclusas (funcionam como degraus ou elevadores para navios, facilitanto a navegação onde há desníveis) que permitirão tornar navegáveis 2,2 mil quilômetros do Rio Tocantins.

“E com R$ 10 bilhões teremos condições de ampliar a navegabilidade da Hidrovia Paraná-Tietê dos atuais 800 quilômetros para cerca de 2 mil. Isso significa tirar de circulação veículos poluentes das estradas”, informou o diretor do Dnit.

“A principal mudança necessária é a da matriz de transporte”, concluiu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.