Indústria Naval

EAS entrega maior casco de plataforma FPU construído no Brasil

O chamado lower hull da P-55, com 25 mil toneladas totais, tem 44 metros de altura e uma base de 94 por 94 metros. A plataforma, que atuará para a Petrobras em águas profundas, terá capacidade de produção de 180 mil barris diários e produzirá ó

Redação
22/12/2011 10:58
EAS entrega maior casco de plataforma FPU construído no Brasil Visualizações: 984
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) entrega hoje (22) à Petrobras o maior casco de plataforma semissubmersível (FPU) já construído no Brasil. O chamado lower hull da P-55, com 25 mil toneladas totais, tem 44 metros de altura e uma base de 94 por 94 metros. Esse contrato marcou a estréia do EAS na indústria offshore e a entrega consolida em definitivo a presença da empresa no setor.

Todas as etapas da construção do casco - incluindo os procedimentos de soldagem - foram executadas e aprovadas no EAS, atendendo às rígidas normas e especificações da indústria offshore e da sociedade classificadora internacional responsável pela certificação do projeto, a Bureau Veritas, entidade sediada na França e com mais de 100 anos de credibilidade.

Além das dimensões, o projeto do casco envolve um desafio logístico proporcional ao seu tamanho. Do EAS, o casco será rebocado por duas mil milhas até o Estaleiro Rio Grande (RS), onde será integrado à estrutura superior da unidade (deck box), construída no estaleiro gaúcho. A previsão é que o transporte do casco - que será realizado por dois rebocadores oceânicos - seja concluído em duas semanas. Dessa forma, tanto a construção do lower hull quanto o traslado estarão de acordo com o cronograma de integração da plataforma.

Outro diferencial é que a integração do casco e do deck box, operação chamada de mating no jargão técnico, será realizada num dique seco. É a primeira vez que esse processo é realizado dessa forma no Brasil.

Uma parte do contingente empregado pelo EAS para a construção da P-55 foi capacitada em Pernambuco, para atuar na parte operacional do empreendimento, como soldagem, montagem e pintura. “Sem dúvida, a produção desse casco agregou valor à região. Criamos uma nova fronteira para a indústria offshore do País. É uma grande oportunidade para a economia local e que terá impacto no círculo virtuoso de desenvolvimento industrial pelo qual Pernambuco vem passando”, afirma o presidente do EAS, Agostinho Serafim Júnior.

Ele também ressalta que “a maior dificuldade encontrada na construção do casco da P-55 foi o fato de as instalações do EAS não estarem inteiramente prontas, além da escassez de mão de obra no Brasil. A obra teve de avançar à medida em que a mão de obra era treinada ou selecionada”, destaca o presidente. “Isso impactou no cronograma inicial. Porém, a obra ganhou velocidade e evoluiu dentro do previsto após a conclusão do Estaleiro, em meados de 2010. A partir daí, pudemos contar com toda a nossa capacidade produtiva”, analisa.


Testes

Antes de ser entregue, o casco da P-55 foi submetido a uma série de testes para avaliação da operação do sistema de lastro, responsável por fazer a plataforma submergir e emergir. Também foram realizados os testes estrutural dos tanques e hidrostático das tubulações. Os resultados mostraram que todos os sistema estão operando perfeitamente e que o lower hull atende às exigências de qualidade da indústria de petróleo e gás. No Estaleiro Rio Grande, o casco ainda passará  pelos testes de inclinação, que serão supervisionados por  técnicos do EAS.

A P-55 é uma plataforma projetada para operar em águas profundas. Terá capacidade de produção de 180 mil barris diários e produzirá óleo leve. Ela será instalada no Campo de Roncador - Bacia de Campos (RJ) - a uma distância de 130 quilômetros da costa e sobre uma lâmina d’agua de 1.795 metros.


Características
 da Plataforma P-55


· Tipo: semissubmersível (FPU)
· Dimensões do casco: base de 94 m x 94 m e altura de 44 m
· Peso estimado do casco: 25 mil toneladas
· Demanda de aço para o casco: 19 mil toneladas
· Lâmina d’água: 1.795 m
· Capacidade de produção: 180 mil barris/dia (pico em 2013)
· Compressão de gás: 6 milhões de m³/dia
· Capacidade total líquidos: 200.000 blpd
· Óleo: 22o API
· Tratamento gás: 4,0 MM Nm3/d
· Injeção de água: 290.000 bpd
· Tripulação: 100 pessoas
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Concessões
Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto ...
25/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
23/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.