Acordo

Ebse fecha parceria com a Petrobras

A Ebse, empresa do Grupo MPE fabricante de tubos, equipamentos e componentes para as indústrias petrolífera, siderúrgica, nuclear e de papel fechou termo de cooperação com a Petrobras para testar os tubos que serão utilizados na exploração do p

Jornal do Commercio
14/09/2009 06:46
Visualizações: 1551

A Ebse, empresa do Grupo MPE fabricante de tubos, equipamentos e componentes para as indústrias petrolífera, siderúrgica, nuclear e de papel fechou termo de cooperação com a Petrobras para testar os tubos que serão utilizados na exploração do pré-sal. A petroleira, por meio do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), desenvolverá os tubos e os enviará à Ebse para que a empresa realize os testes no material.

A Petrobras está desenvolvendo tubos que suportam pressão e temperaturas elevadas e que não sofrem corrosão em contato com gás carbônico. Após período de testes, a estatal fará concorrência para contratar fornecedor dos equipamentos. De acordo com o presidente da Ebse, Carlos Maurício Lima de Paula Barros, por conta de sua empresa já ter contrato de cooperação com a Petrobras, ela sai na frente na disputa. "Se tudo der certo nos testes, vamos competir para fabricar os tubos. Temos a vantagem de conhecer de perto o produto", disse Carlos Maurício.

Além do termo de cooperação, a empresa renovou por mais dois anos contrato de fornecimento de tubos de revestimento para a Petrobras. Esses tubos sustentam o poço após a perfuração do solo. Há cinco anos a empresa possui contrato para fornecimento do produto para a Petrobras. fábrica no nordeste. Segundo Carlos Maurício, no Brasil, apenas três empresas fornecem esse equipamento para a Petrobras: a Ebse, a Confab e a Vallourec. Só a plataforma de Mexilhão recebeu 3 mil toneladas de tubos, estruturais e de condução da companhia.

A companhia participa ainda de licitação para o fornecimento de equipamentos para os FPSOs P-58 e P-62 e para as plataformas P-61 e P-63.

Na produção de equipamentos pesados, a empresa está investindo em novas tecnologias. A companhia fechou contratos de intercâmbio de tecnologia com empresas holandesas e alemãs. Com a holandesa Bronswerk, para a fabricação de separadores - que separam petróleo de outros componentes, como água. Os contratos preveem que as estrangeiras enviem componentes do equipamento para cá, para que a brasileira os monte em sua fábrica no Rio de Janeiro. Com a alemã Böeler, a Ebse está importando tecnologia de soldagem de equipamentos.

"Nosso investimento é voltado principalmente para aquisição de tecnologia e treinamento de pessoal, já que nossa fábrica no Rio de Janeiro dispõe de boa área e nossa capacidade de produção está de acordo com o que estamos atendendo", disse Carlos Maurício.

A fábrica, localizada na região de Santíssimo, possui 100 mil metros quadrados e conta com cerca de 500 funcionários. O faturamento em 2008 foi de R$ 160 milhões".

A companhia pretende ainda construir uma nova fábrica na Região Nordeste, preferencialmente em Pernambuco. Segundo Carlos Maurício, o objetivo é estar mais perto de empreendimentos estratégicos na região, como o Porto de Suape e a Refinaria Abreu Lima (Renest).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25