Acordo

Eletrosul vai atender a Argentina

Valor Econômico
02/10/2009 03:31
Visualizações: 1388
A Eletrosul assina hoje com a Empreendimentos Binacionales (Ebisa), estatal argentina do setor de energia, um acordo para intercâmbio (exportação e importação) de energia. A intenção é suprir parte das necessidades da Argentina, cuja crise energética é latente há pelo menos três anos.
 
Segundo o diretor de operações da Eletrosul, Antonio Vituri, o acordo foi regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e coloca à disposição dos argentinos a Conversora de Frequência de Uruguaiana, pertencente à Eletrosul e localizada em Uruguaiana (RS), que poderá atender em até 1,2 mil MW médios a demanda do país vizinho. A Argentina passará a comprar energia, mas só terá direito a adquiri-la se houver sobra em geração nas usinas hidrelétricas ou termelétricas brasileiras.
 
Até agora, segundo Vituri, a Argentina poderia usar a conversora de Uruguaiana em situações emergenciais, mas era obrigada a pagar pela energia consumida também com energia. Tratava-se de um escambo, onde o país vizinho pagava quando tivesse condições de reenvio.
 
Apesar de estabelecer o pagamento e recolhimento de imposto sobre a operação, o acordo não fixou um valor a ser pago pela energia, que poderá ser adquirida em leilões ou diretamente com um fornecedor no Brasil.
 
O intercâmbio vinha sendo discutido desde o início deste ano. Em 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Argentina, comprometeu-se a ajudar a suprir a carência de energia daquele país. Em parte, ao ter mais insumo fornecido pelo Brasil, a Argentina pode diminuir as compras de gás boliviano, um suprimento no qual o Brasil tem interesse.
 
O volume de 1,2 mil MW médios, no entanto, é pequeno e não resolve o problema energético da Argentina. Segundo Vituri, o volume em questão seria para o fornecimento equivalente ao consumo de uma cidade de 20 mil a 30 mil habitantes. Ele estará voltado a atender a uma necessidade específica da região de fronteira entre os dois países.
 
Não há investimentos envolvidos neste acordo, cujo prazo é de um ano, podendo ser renovado. Toda a operação e manutenção da conversora será feito pela Eletrosul e ressarcido pela Ebisa. Eventualmente, o Brasil também poderá recorrer ao intercâmbio e comprar energia do país vizinho, mas o propósito maior neste momento foi atender a demanda dos argentinos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25