<P>O primeiro navio que atracará no terminal do bairro da Ribeira é o Oyapock, que levará camarão e frutas produzidas em Pernambuco e Paraíba para a Europa. A periodicidade dos navios é a cada dez dias.<BR><BR>O primeiro navio tem capacidade para 1.100 contêineres, mas a empresa ainda negocia...
Tribuna do NorteO primeiro navio que atracará no terminal do bairro da Ribeira é o Oyapock, que levará camarão e frutas produzidas em Pernambuco e Paraíba para a Europa. A periodicidade dos navios é a cada dez dias.
O primeiro navio tem capacidade para 1.100 contêineres, mas a empresa ainda negocia com exportadores para fechar toda a carga. Além de camarão e frutas, a CMA-CGM vai transportar camisetas t-shirt e produtos da indústria têxtil. A partir de fevereiro de 2007, segundo o presidente da Codern, Renato Fernandes, a armadora francesa começa a atracar em natal navios com capacidade para 2.400 contêineres.
Segundo ele, está em fase de negociação o transporte de rochas ornamentais e quartzo já a partir do terceiro ou quarto navio. Uma produto que, apesar de extraído no Rio Grande do Norte, sai através dos portos de estados vizinhos. Uma das iniciativas para atrair a empresa francesa ao Porto de Natal foi a garantia dos exportadores de camarão de que terão um volume mínimo de crustáceo para embarcar nos navios da CMA-CGM. A primeira embarcação, por exemplo, já tem assegurada 20 contêineres. Outros 200 contêineres contendo produtos variados também estão assegurados.
Renato Fernandes acredita que a presença da CMA-CGM no Porto de Natal deve acabar com parte da reclamação corrente entre os exportadores. Segundo o presidente da Codern, os armadores diziam que não vinham para Natal porque não havia carga e, por conseguinte, os exportadores alegavam que exportavam determinados produtos por outros estados porque não havia armadores para os destinos requisitados.
A expectativa da Codern é que até sejam exportadas cerca de 170 mil pallets, até p final da safra de frutas em 2007, representando um recorde frente aos 100 mil registrados na safra passada. A Lauritzen era, até então, a única empresa a operar no Porto de Natal. Especialmente os navios que transportam pallets.
É muito importante a concretização desta linha para o Porto de Natal. Agora temos, depois de dez anos, uma linha regular e não ficaremos mais só dependendo da linha sazonal das frutas, destaca o presidente da Codern.
A chegada da CMA no terminal natalense significa também a inclusão do Porto de Natal na rota de uma das maiores companhias marítimas do mundo.
Fonte: Tribuna do Norte
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