Premiação

Equipe da USP é premiada em desafio que visa aumentar segurança de carros autônomos

Redação/Assessoria Fapesp
06/08/2019 09:08
Visualizações: 1993

Um carro autônomo virtual criado por seis alunos de pós-graduação e dois professores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos obteve o melhor desempenho em três das quatro categorias do Desafio de Direção Autônoma Car Learning to Act (CARLA), competição internacional patrocinada por empresas como Amazon, Waymo-Google, Volkswagen, Uber, Audi, Toyota, GM, Intel e Computer Vision Center, entre outras que estão desenvolvendo tecnologia para veículos autônomos.

O desafio reuniu 211 participantes em 69 equipes de instituições de ensino e empresas de vários países, como as universidades de Michigan e Washington, dos Estados Unidos, Nagoya e Chubu, do Japão, e Mines ParisTech, da França, e a fabricante de autopeças Valeo. O time da USP ainda conseguiu o segundo lugar na única categoria que não venceu, conquistando um prêmio total de US$ 17 mil.

A equipe foi coordenada pelos professores Denis Wolf e Fernando Osório, ambos do Laboratório de Robótica Móvel do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Mais cinco pós-graduandos participaram do desenvolvimento dos sistemas do carro autônomo: Angelica Mizuno Nakamura, Iago Pachêco Gomes, Jean Amaro, Tiago Cesar dos Santos e Luis Alberto Rosero; e pelo doutorando Júnior Rodrigues da Silva.

Tal como um rally real de veículos com pilotos, a competição virtual criou uma simulação que fez os veículos criados pelos participantes percorrerem ruas e avenidas, encarando engarrafamento, chuva, placas de trânsito, semáforos, carros cometendo erros, pedestres incautos, além de outros imprevistos.

Os participantes da disputa programavam seus veículos virtuais diretamente de seus laboratórios de pesquisa, espalhados por vários países e cidades, e enviavam os códigos para computadores que processavam essas informações. Automaticamente, a plataforma de simulação verificava como cada veículo tinha se comportado e computava os pontos obtidos.

Na competição, não é quem anda mais rápido que se torna campeão, mas quem comete o menor número de infrações e acumula mais pontos.

O carro autônomo campeão é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2010 no Laboratório de Robótica Móvel do ICMC. O laboratório é responsável por promover o primeiro teste de carro autônomo real em vias públicas da América Latina, o Projeto CARINA, que teve apoio da FAPESP.

Em entrevista para a assessoria de comunicação do ICMC, o doutorando Júnior da Silva destacou a importância do histórico dos trabalhos desenvolvidos no laboratório: “Já tínhamos desenvolvido algoritmos de percepção para o projeto do CARINA. Então, aproveitamos esses algoritmos no desafio internacional, fazendo os ajustes necessários”.

O aluno do ICMC desenvolve pesquisa com apoio da FAPESP sobre veículos inteligentes, com coordenação do professor Wolf. A pesquisa faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos Aplicados em Segurança e Meio Ambiente “financiado pela FAPESP” e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Agora, a proposta é que essas melhorias testadas na plataforma simulada possam ser implementadas no CARINA II, possibilitando que nosso carro possa se movimentar por cenários mais complexos”, relata Silva sobre as perspectivas do grupo de pesquisa.

* Com informações da assessoria de comunicação do ICMC-USP.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimento
ABPIP apresenta propostas ao Governo da Bahia para destr...
14/10/26
Biometano
ANP credencia B3 S.A. como entidade registradora de Cert...
14/10/26
Bacia de Pelotas
TGS retoma pesquisa sísmica na Bacia de Pelotas com foco...
13/10/26
Aviação
Avanço do combustível sustentável de aviação reforça imp...
13/10/26
Sustentabilidade
Vallourec Avança na Sustentabilidade com Tecnologia que ...
13/10/26
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Leilão da ANP
Firjan destaca os resultados positivos do leilão de Part...
07/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25