Sustentabilidade

ES terá o seu primeiro 'bairro solar'

G1
21/12/2011 10:36
Visualizações: 1232
O Espírito Santo terá o seu primeiro bairro solar, que ficará no município da Serra, na Grande Vitória. De acordo com o vice-governador, Givaldo Vieira, ao todo serão quatro mil casas no bairro Serra Dourada I, II e III e 240 apartamentos em um conjunto habitacional com 15 prédios, no bairro Itanguá, em Cariacica, que utilizarão a energia solar de forma inteligente. A previsão é que, até abril de 2012, as primeiras duas mil casas sejam entregues neste sistema de energia renovável.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento do estado, a instalação de painéis solares para aquecimento de água já começaram e permitiram substituir os chuveiros elétricos existentes na casa. De acordo com a EDP Escelsa, o investimento em ações que incentivam o uso racional e seguro da energia elétrica será de cerca de R$ 25,3 milhões. Desse total, 15% serão destinado ao desenvolvimento do condomínio e do bairro solar.

Luiz Fernando Schettino, diretor geral da agência de serviços públicos de energia do Espírito Santo, explica que o chuveiro é responsável por 10% do consumo nacional de energia elétrica. "Além da economia que esses painéis vão proporcionar, principalmente nos horários de pico, essa energia poderá ser utilizada em outras coisas", enfatiza Schettino. O diretor ainda afirma que o aquecimento da água é a forma mais eficiente de usar a energia solar.

Segundo Schettino, o governo tem pretensão de levar o programa para o interior do estado e fazer projetos pilotos em bairros carentes da Grande Vitória. Para a instalações dos painéis na Serra e em Cariacica, foram feitos estudos e cadastros levando em consideração a renda familiar e a capacidade da casa em suportar o material.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23