São Paulo

Estado pretende alavancar petróleo e gás na Baixada Santista

A Tribuna, 16/09/2019
16/09/2019 20:59
Visualizações: 1197

Se depender das questões ambientais, o setor de petróleo e gás poderá, enfim, se desenvolver na Baixada Santista, nos próximos anos. A garantia é do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que visitou A Tribuna, no último sábado (14), para falar sobre os projetos da pasta.

“O brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora. Ele faz o projeto, deixa tudo pronto na questão de estrutura, custos, envolvimento, payback e entra com o pedido de licença ambiental no fim. Essa discussão precisa ser feita no início. Estamos fazendo isso agora com as petroleiras, que serão os grandes players nos próximos leilões do pré-sal. Sentamos para conversar antes do projeto ser desenvolvido”.

De acordo com Penido, o Governo do Estado tem ajudado na hora de apresentar áreas que podem receber investimentos para bases de apoio às atividades offshore.

“Não adianta a empresa querer investir em áreas proibidas. É aquela história, a siderúrgica não vai montar uma fábrica na restinga ou mexer na Mata Atlântica. Então, apresentamos várias áreas e mostramos como podemos cooperar para o desenvolvimento do setor. Existe um preconceito por parte dos empresários de falar que não dá para fazer nada na região, mas isso não é verdade. Estamos mostrando que é possível investir ”.

Para o secretário, a tendência é que o setor de petróleo e gás fique aquecido na região até 2023. O fator determinante é a participação de outros players nos próximos leilões do pré-sal.

“Com a abertura do mercado, a Petrobras não terá mais uma participação tão grande nos blocos do pré-sal. Desta forma, grandes petrolíferas investirão. Não faz sentido concentrar tudo no Rio de Janeiro, mesmo com a estrutura pronta”.

A instalação de uma base de apoio na região é fundamental para a geração de empregos mais técnicos. Atualmente, o mercado de trabalho está mais concentrado em vagas de escritório.

CTBS

Se a expectativa por investimentos em bases de apoio às atividades offshore é alta, quando o assunto é o Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS), o secretário demonstra ainda mais otimismo. Segundo o responsável pela pasta de Meio Ambiente, o centro de pesquisas está avançado.

“O projeto está bem adiantado. Existe um entendimento de todas as partes envolvidas. Se compararmos com a situação anterior para hoje, as conversas evoluíram. Os antagonismos foram tirados, as arestas aparadas. Queria dizer vamos começar a obra, mas primeiro temos que ter o prédio e depois o equipamento”, comenta.

O CTBS será construído ao lado do prédio da Fundação Parque Tecnológico de Santos, que está com obras avançadas em uma área livre do antigo Colégio Santista, na Vila Nova.

Sinergia entre pastas

Penido revela que a questão ambiental ficou mais forte com a junção das pastas. “Recursos hídricos, saneamento, energia e meio ambiente em uma só é muito legal porque tem toda uma sinergia. Você trabalha com meio ambiente, saneamento e energia com foco. Os projetos nascem com todos os entraves já sendo verificados desde o início”, argumenta o secretário.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
OTC Brasil 2025
Valmet eleva confiabilidade e segurança em plataformas o...
08/10/25
Petrobras
Revap inicia produção de asfalto com conteúdo renovável ...
08/10/25
Pré-Sal
CNPE fixa valor mínimo de R$ 10,2 bilhões para Áreas Não...
07/10/25
Gás Natural
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro sobe 0,17% e hidratado recua ...
06/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Resultado
BRAVA Energia alcança recorde de produção no terceiro tr...
03/10/25
Oportunidade
Firjan SENAI SESI lança programa de empregabilidade para...
03/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23