<P>Em sua palestra nesta quinta-feira (11), no “Transpoquip 2008”, o diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, demonstrou a eficiência do transporte hidroviário em relação aos outros modais. Fialho participou do painel “Multimodalidade da Infra-Estrutura de Transportes: já uma realidade”...
AssessoriaEm sua palestra nesta quinta-feira (11), no “Transpoquip 2008”, o diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, demonstrou a eficiência do transporte hidroviário em relação aos outros modais. Fialho participou do painel “Multimodalidade da Infra-Estrutura de Transportes: já uma realidade” e abordou, em sua apresentação, o tema “A importância do transporte aquaviário no contexto intermodal”.
Em uma das transparências, o diretor-geral da ANTAQ informou que apenas uma barcaça transporta o mesmo que 16 vagões ou 60 caminhões. Isso mostra a eficiência do transporte hidroviário, ressaltou.
Fialho enfatizou, ainda, que o Brasil tem um enorme potencial para o transporte por hidrovias. O total da malha hidroviária brasileira corresponde a 42.800km. O país utiliza, no entanto, 13.646km. É preciso investir mais em hidrovias, afirmou.
De acordo com o diretor-geral, o país que investe em hidrovias preserva o meio ambiente. O transporte hidroviário emite muito menos gases tóxicos do que o transporte rodoviário. Além disso, para se construir hidrovias, precisamos de nascentes e matas ciliares, apontou.
Fialho defendeu, também, o investimento em eclusas. As eclusas são extremamente importantes para se garantir a navegabilidade das hidrovias.
DESAFIOS
O diretor-geral da ANTAQ concluiu sua apresentação citando os desafios da ANTAQ na sua área de atuação. Na navegação marítima, Fialho enfatizou a importância da ampliação da oferta de serviços na cabotagem, do reaparelhamento da frota brasileira, da equiparação de custos na cabotagem e longo curso e do atendimento da demanda de apoio marítimo.
Em relação à navegação interior, o diretor-geral ressaltou que é preciso assegurar a navegabilidade nas hidrovias, sem se esquecer da produção de energia elétrica. É fundamental que aconteça o uso múltiplo das águas, disse Fialho.
Outros desafios da ANTAQ no transporte aquaviário são: utilização em escala mais integrada da multimodalidade, estabelecimento de instrumentos de atração de investimentos privados para o sistema hidroviário, superação de equívocos geradores de entraves ambientais, entre outros.
EVENTO
O “Transpoquip Latin America 2008” foi um evento de infra-estrutura de transporte, realizado em São Paulo (SP), no período de 9 a 11 de setembro. O encontro contou com a participação de representantes do Ministério dos Transportes, ANTAQ, ANTT, Anac, DNIT, entre outros. Além disso, durante o evento, empresas apresentaram serviços e produtos para rodovias, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina.
O objetivo do encontro, que teve conferências, seminários e debates, foi discutir soluções para os modais de transporte. Os principais temas do evento foram gerenciamento e logística, proteção e segurança e conforto do usuário.
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