Transição Energética

Firjan e OceanPact debatem transição energética no ecossistema marítimo

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
08/04/2022 16:10
Firjan e OceanPact debatem transição energética no ecossistema marítimo Imagem: Divulgação Visualizações: 2596

Discutir a dependência de combustíveis fósseis se tornou ainda mais importante nesse momento pós-pandêmico e de guerra na Europa. Por isso, a Firjan e a OceanPact Serviços Marítimos promovem a série de três debates "Conhecer, Responder e Inovar - A transição energética no ecossistema marítimo". O primeiro evento reuniu os principais players do mercado em 06/04, na Casa Firjan em Botafogo, com transmissão pelo canal do Youtube da federação. 

“A informação é a base de qualquer ação. Sem conhecer não se consegue fazer gestão e tomar as decisões. Por isso, a quantificação das emissões é fundamental”, ressaltou Andréa Lopes, especialista de Sustentabilidade da Firjan, que mediou o primeiro encontro ao lado de Ana Paula Lyra, gerente de Sustentabilidade da OceanPact. “Sob o tema “Emissões de GEE nas Atividades Marítimas” vamos mostrar o panorama de como o assunto vem sendo demandado”, declarou Ana Paula.  

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) está fazendo um inventário das emissões pelas empresas do setor de P&G e tem papel de disseminar as informações sobre redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE). “Reunimos muitas empresas e queremos replicar as boas ações que vêm sendo realizadas sobre os desafios de descarbonização e da agenda regulatória. Temos intercâmbio também com associações e agências de outros países. Empresas, profissionais e agências participam do Comitê de Transição Energética e da Comissão de Mudança Climática do IBP. É preciso investir em tecnologias de descarbonização e todos os setores da economia devem colaborar”, defendeu, Carlos Victal, gerente de Sustentabilidade no instituto. 

Um exemplo apresentado foi o da SBM Offshore, uma empresa que trabalha no mercado da Energia de Transição. “O petróleo não vai deixar de ser explorado nessa década e nem na próxima, mas a transição segue junto. O importante é que se for explorar devemos buscar uma redução na pegada de carbono na produção. Investimos bastante em pesquisa e desenvolvimento de soluções de baixo carbono. Estamos desenvolvendo um sistema flutuante para geração de energia eólica offshore. Para eólica offshore, temos como meta ter no mundo até 2030 pelo menos 2 GW de capacidade instalada ou em construção”, detalhou Rafael Torres, diretor de Desenvolvimento de Negócios na SBM Offshore.

A SBM, presente em vários países, com sete das 15 unidades no Brasil, está construindo cinco FPSOs, três para o mercado brasileiro.  A SBM Offshore busca desenvolver soluções que reduzem as emissões dos gases de efeito estufa programa emissionZERO®.   A empresa está na fase 1, que prevê redução de 20% a 40% das emissões. Além disso, a SBM tem a política de bônus aos funcionários atrelados a ações de redução de emissão. Outras empresas também estão adotando esse tipo de estímulo. 

Bruna Mascotte, sócia da Catavento, explica que no mundo e no Brasil, os investidores estão pressionando as empresas a divulgarem metas de redução de emissões e de migração para fontes menos poluentes. “No Brasil, as emissões vêm 46% do uso da terra; 28% da pecuária e agricultura, e 18% da produção de energia. Mas não há metas estabelecidas por setor. Uma prioridade é acabar com a ilegalidade da destruição das florestas. O segmento de O&G já vem buscando a descarbonização”. 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Pelotas
TGS retoma pesquisa sísmica na Bacia de Pelotas com foco...
13/10/26
Aviação
Avanço do combustível sustentável de aviação reforça imp...
13/10/26
Sustentabilidade
Vallourec Avança na Sustentabilidade com Tecnologia que ...
13/10/26
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Leilão da ANP
Firjan destaca os resultados positivos do leilão de Part...
07/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25