A FMC Technologies anunciou, em Houston, um contrato com a Petrobras para o fornecimento de três sistemas de bombeio para o desenvolvimento do Parque das Baleias, na Bacia de Campos, localizada no Espírito Santo. O contrato tem um valor estimado de US$ 40 milhões.
Além dos sistemas de bombeio, o contrato inclui um módulo sobressalente, ferramentas associadas e sistema de teste de integração (SIT). Os sistemas serão projetados e fabricados no Brasil e o SIT, incluindo o teste da bomba, será executado no Centro de Tecnologia, no Rio de Janeiro.
“Este sistema é formado por um módulo de bombeio horizontal que acomoda duas bombas BCS (bomba centrífuga submersa), com a característica de permitir transporte rodoviário e instalação/intervenção a cabo através de embarcações, sem o uso de sondas, o que representa economia operacional”, explicou o diretor Comercial e de Marketing da FMC Technologies, José Mauro Ferreira. "Com este contrato, serão seis módulos de bombeio horizontais fornecidos à Petrobras, sendo os dois primeiros para o campo de Espadarte no Brasil e um para o campo de Cascade Chinook no Golfo do México", acrescentou.
O sistema de bombeio é instalado no fundo do mar de forma a receber a produção do poço de petróleo e bombear o óleo para a unidade flutuante de processamento, auxiliando o aumento da produção.