Rio Pipeline 2009

Formigli apresenta alternativas para transporte em dutos

A conferência plenária da sétima edição da Rio Pipeline foi realizada a pouco pelo gerente executivo do pré-sal, José Formigli. Com o tema "Pré-Sal: O impacto no transporte por dutos", ele apresentou as alternativas e indicou alguns desafios para o transporte em dutos na camada pré-sal. O m

Redação
22/09/2009 18:50
Visualizações: 689

A conferência plenária da sétima edição da Rio Pipeline foi realizada a pouco pelo gerente executivo do pré-sal, José Formigli. Com o tema "Pré-Sal: O impacto no transporte por dutos", ele apresentou as alternativas e indicou alguns desafios para o transporte em dutos na camada pré-sal. O mediador da mesa foi Eloi Fernandes y Fernandes, da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).

 

Formigli iniciou apresentando todo o desenvolvimento e estratégias do pré-sal, assim como suas reservas exploratórias. Ele apontou como uma das alternativas de transporte em dutos, os FSO (Floating Storage and Offloading), que são plataformas offshore de armazenamento e descarregamento, que reduzem consideravelmente o trânsito de navios que fazem o transporte do óleo produzido até os terminais em terra. Lembrou também que no caso de transporte de gás, os navios de liquefação são a melhor opção.

 

Além disso, o executivo indicou que os principais desafios para o transporte em dutos no pré-sal são: topografia da região, projeção dos dutos, baixas temperaturas, longas distâncias e presença de CO2, que demandará de grande trabalho na metalurgia dos dutos. "Temos que ter as unidades dutoviárias muito bem projetadas e isso está sendo muito bem trabalhado pelo pessoal de projetos", finaliza.

 

Com relação ao conteúdo nacional, o executivo garante que a Petrobras mantém essa preocupação investindo compulsoriamente nos últimos 4 anos. Formigli citou a importância dos acordos e parcerias feitas entre as companhias, universidades e a Petrobras, na área de pesquisa e desenvolvimento. "Esses projetos tem o objetivo de atender outras instituições ou empresas, além da Petrobras. Queremos estimular outros países a realizar projetos no Brasil também", revela.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oportunidade
Equinor abre inscrições para Programa de Estágio 2026
08/07/26
Acordo
ANP e Petrobras assinam acordo para adequação de 335 poç...
07/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Gasodutos
TBG e UTE Paulínia Verde firmam compromisso para transpo...
07/07/26
Multimodal
Ultracargo e bp ampliam capacidade de armazenagem para f...
07/07/26
Fenasucro
Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 11 milhões em infraestrutura de gás e...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.