Transporte

Fretes de superpetroleiros recuam após disparada, mas podem ter novos saltos

Reuters, 27/04/2020
27/04/2020 08:31
Visualizações: 1470

Taxas de fretamento de superpetroleiros recuaram nesta semana, diante de uma esfriada na crescente demanda por armazenamento flutuante e por sinais de que a produção de petróleo deve diminuir, embora as taxas possam voltar a subir à medida que a disponibilidade de embarcações caia e com traders tentando se aproveitar dos preços baixos da commodity, disseram fontes.

As taxas tiveram forte alta no início da semana, após o contrato maio do petróleo dos Estados Unidos ter operado na segunda-feira em território negativo — pela primeira vez na história — antes do vencimento, conforme operadores desesperados pagavam para se livrar dos barris, desencadeando uma disparada na demanda por navios-tanque para armazenamento.

Nos últimos dias, as taxas para navios do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier, em inglês) operaram entre 120.000 dólares e 130.000 dólares por dia para um período de afretamento de seis meses, de acordo com fontes.

Antes de o petróleo WTI passar ao campo negativo, as taxas eram de cerca de 85.000 dólares por dia para um período de seis meses, ainda segundo as fontes.

As taxas de navios VLCC em rotas do Oriente Médio para a China estavam em cerca de 9,8 milhões de dólares nesta sexta-feira, abaixo dos 11,5 milhões na quinta-feira, mas acima dos 8,9 milhões da segunda-feira, antes do colapso nos preços do petróleo dos EUA, segundo fontes comerciais.

“Depois de o WTI se recuperar de seu colapso para território negativo, o ‘contango’ diminuiu consideravelmente e o incentivo para armazenamento também caiu em alguma medida, empurrando as taxas dos navios-tanque um pouco para baixo”, disse Ashok Sharma, diretor-administrativo da corretora BRS Baxi em Cingapura.

A diminuição do bombeamento em importantes países produtores também contribuiu para que as taxas recuassem, afirmaram fontes de corretoras.

Apesar dos cortes, no entanto, as taxas para navios-tanque podem voltar a subir em meio ao crescente excesso de oferta de petróleo que pode forçar o armazenamento de mais cargas “sem destino”.

“Em uma média global, um VLCC voltaria ao trabalho após 2 ou 3 meses do carregamento. Mas agora, por causa desse cenário para armazenamento flutuante, não temos certeza de quando um VLCC envolvido em um contrato de estocagem poderá voltar ao mercado e se apresentar para recontratação”, disse Sharma.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.