Rio Oil & Gas 2010

Gás não-convencional estimula mudanças no mercado de energia

“Estamos vivendo uma revolução. O Gás Não-Convencional está transformando o negócio da energia em todo o mundo.” Desta forma o diretor de Energia na América Latina da IHS CERA, Enrique Sira, definiu a produção de gá

Redação
14/09/2010 08:23
Visualizações: 298 (0) (0) (0) (0)
“Estamos vivendo uma revolução. O Gás Não-Convencional está transformando o negócio da energia em todo o mundo.” Desta forma o diretor de Energia na América Latina da IHS CERA, Enrique Sira, definiu a produção de gás de xisto, um assunto que ganha espaço nos Estados Unidos, país que nos últimos três anos tornou-se quase autossuficiente em gás natural, principalmente por apostar na produção não convencional. O executivo caracteriza o produto como “uma virada de jogo” e aponta que atualmente os EUA têm capacidade de suprir a demanda interna por até 20 anos.
 
 
 

“Ainda não estamos na capacidade máxima. A estimativa é que somente o gás não-convencional atenda a uma demanda de 75 anos”, disse.
 
 
Mas quais são as barreiras para que o gás não-convencional chegue ao resto do mundo? Outro especialista e ex-membro da Agência Internacional de Energia, Guy Grancis Caruso, citou aspectos como problemas políticos, regime fiscal e limitações tecnológicas.  Ele explica que o produto veio para ficar e a prova é que já tem impactado de forma direta projetos relacionados com o comércio de gás, em particular na cadeia do GNL.
 
 
“Hoje existe uma incerteza sobre as tendências de preço do Gás Natural no mercado. Isso também é reflexo do gás de xisto”, analisou.
 
 
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro lembrou que, “no Brasil, ainda nem se sabe ao certo o que é gás não-convencional”. Para ele, se trata de uma grande oportunidade, mas ainda não existe legislação e conhecimento tecnológico que incentivem a produção nacional.
 
 
“Ainda não está claro para onde este mercado vai caminhar. Mas temos que estar preparados para as mudanças que já estão ocorrendo”, concluiu.
 
 
Os três especialistas participaram ontem (13) do painel Gás Não-Convencional, na Rio Oil & Gas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio para co...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe reforça protagonismo nacional no setor energétic...
24/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas tem participação no Sergipe Oil & Gas 2025 com fo...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Quarta edição do Sergipe Oil & Gas destaca Sergipe no me...
23/07/25
PD&I
ANP realiza workshop sobre Fundo de Investimento em Part...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22