Rio Oil & Gas 2010

Gás natural: Brasil vai contra a corrente

Durante entrevista coletiva na Rio Oil & Gas, o presidente do conselho de administração da Gas Energy, Marco Tavares, alertou que o Brasil está indo contra a corrente mundial no setor de gás natural. Enquanto o mundo passa por um excesso na oferta de gás e barateia o valor desse combustível, n

Redação
14/09/2010 21:20
Visualizações: 416 (0) (0) (0) (0)

Durante entrevista coletiva na Rio Oil & Gas, o presidente do conselho de administração da Gas Energy, Marco Tavares, alertou que o Brasil está indo contra a corrente mundial no setor de gás natural. Enquanto o mundo passa por um excesso na oferta de gás e barateia o valor desse combustível, no Brasil acontece o inverso. Na opinião de Tavares, a indústria brasileira é imatura.

 

“Do ponto de vista de demanda, estamos em uma situação péssima. A demanda de gás natural atual no país é praticamente a mesma que em 2007. Vemos que não evoluímos nos últimos três anos como o mundo. O gás natural no Brasil é 30% mais caro que na Bolívia, o que nos faz concluir que ele não consegue competir com os outros combustíveis”, justificou.

 

Marco Tavares destacou que o Brasil vai precisar encontrar uma solução para produzir o gás associado do pré-sal, já que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não vai permitir que haja queima de gás nessas áreas. “Chegou o momento de o País começar a discutir um Programa Nacional de Gás Natural. Com o pré-sal vamos precisar de uma política, e exportar gás não é política. É melhor vender esse gás produzido no pré-sal para o mercado interno do que exportar a preços baixos”, declarou o presidente do conselho de administração da Gas Energy, que ainda chamou atenção para a necessidade de revisão da regulamentação atual do País.

 

Marco Tavares também ressaltou que o gás natural é o melhor combustível para fazer a transição da matriz energética mundial para uma matriz mais limpa, reduzindo a emissão de gases. 

 

A Gas Energy é a maior consultoria brasileira de gás. A empresa anunciou hoje que concluiu processo de transformação da empresa em sociedade anônima. A Gas Energy S.A. passa a adotar as mais modernas práticas de governança corporativa como preparativo para a realização, em médio prazo, de uma Oferta Pública Inicial (IPO).

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.