Renata Baruzzi Lopes foi eleita presidente do Centro de Excelência em EPC (CE- EPC) durante Assembleia Geral realizada no último dia 13 de dezembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os associados escolheram os novos diretores da organização para o exercício de 2013 e 2014.
A nova presidente ocupa o cargo de gerente executiva da área Corporativa da Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras. Renata Baruzzi Lopes tem entre seus principais desafios auxiliar as empresas que contratam e fornecem bens e serviços para a cadeia EPC (Engineering, Procurement and Construction) na busca contínua da excelência e da produtividade para atuar nos mercados nacional e internacional.
O atual presidente, Antonio Muller, da Tridimensional Engenharia, foi escolhido vice-presidente. “Estamos muito satisfeitos com a decisão dos associados. Tenho certeza que Renata Baruzzi vai usar todo o seu conhecimento para fomentar o desenvolvimento, de forma sustentada, do setor epecista no país”, disse Muller.
Em 2012, o CE-EPC desenvolveu uma diversificada carteira de projetos para reforçar a integração da engenharia nos empreendimentos de EPC e consolidar um modelo de contrato de referência para empresas do setor. Promoveu ainda cursos de capacitações e workshops nas áreas de comissionamento e produtividade, com organizações consideradas benchmark em suas áreas de atuação.
“Em 2013, consolidaremos nossa parceria com o Construction Industry Institute (CII) reforçando assim a linha que mantivemos durante este ano de promoção das melhores práticas da indústria de Engenharia, Suprimentos e Construção”, destacou o engenheiro Danilo Gonçalves, diretor executivo do Centro. “Nesse sentido, manteremos a linha sinalizada em nosso evento Produtividade em Ação, onde apostamos na sinergia entre as melhores práticas locais e internacionais”.
Além do CII, o Centro de Excelência em EPC vai ampliar as parcerias com organizações internacionais como Fiatech, do Texas (EUA) e a COAA (Construction Owners of Association of Alberta), do Canadá.
De acordo com Golçalves, o CE-EPC vai estreitar o relacionamento com entidades de ensino no mercado local. “Com isso, vamos gerar projetos específicos e manter a tarefa de divulgar e disseminar práticas de valor para nossa comunidade tanto da cadeia epecista como entre as operadoras de petróleo e gás”.
O executivo destacou que em 2013, o CE-EPC se empenhará para ampliar a participação das empresas associadas nas atividades do centro, pois elas são as nossas maiores beneficiárias.
Composição da nova diretoria:
José A. de Figueiredo - Petrobras
Guilherme Kuhner - Statoil do Brasil
Antonio Guimarães - Shell do Brasil
Carlos A. Aguiar Teixeira - IBP
José Rodrigues de Farias Filho - UFF
Alfredo Laufer - UFRJ
José Octavio de Alvarenga - Promon
Saulo V. Rocha Silveira - Odebrecht
Mauricio Mendonça Godoy - Toyo-Setal
Marcelo Bonilha - EBSE
Luís Mendonça - Onip
Diretor Executivo: Danilo Gonçalves