Internacional

Gestão de negócios e tecnologia do Porto de Roterdã para portos brasileiros

Redação/Assessoria
02/12/2019 13:14
Gestão de negócios e tecnologia do Porto de Roterdã para portos brasileiros Imagem: Divulgação Visualizações: 1886

A comitiva brasileira formada por representantes dos portos de Vitória e Santos (SP), Ministério da Infraestrutura e BNDES foi recepcionada no Porto de Roterdã (PoR), Holanda, pelo representante da instituição na América Latina, Peter Lughart. A agenda iniciada ontem (27/11), foi aberta com uma reunião para expor a experiência com a implantação do conceito de Corporatização. O processo teve início em 2004 e dinamizou a gestão de negócios, incrementou a competitividade e transformou Roterdã no maior porto da Europa.

Corporatização é o processo pelo qual um ativo público se transforma em corporação, que passa a ser dotada de uma racionalidade privada, com modelo de governança que lhes permite ser competitiva no mercado. De acordo com o presidente da CODESA, Julio Castiglioni, que faz parte da missão, “o Porto de Roterdã, embora seja de propriedade pública (com titularidade partilhada entre a municipalidade e o governo central holandês), atua sob a lógica privada: contrata profissionais e os remunera a mercado, tem liberdade plena para negociar preços com seus clientes e definir a forma de ocupação dos espaços portuários, sem perder de vista, todavia, o interesse público".

Castiglioni observa, ainda, que não há modelos estrangeiros que possam ser integralmente importados para o Brasil. Os estudos de benchmarking são importantes, segundo ele, na medida que servem de fonte de inspiração técnica: "Embora os modelos conceituais possam ser importados, não é possível importar a cultura, o modo de pensar das pessoas. Por isso, nosso desafio é criar um modelo que se comunique com a realidade local, que seja compatível com nosso ordenamento interno".

Tecnologia

Os projetos de digitalização (Pronto) e blockchain (Deliver) de Roterdã foram apresentados pela equipe de tecnologia nesta terça-feira (26). O Pronto é uma plataforma que integra diversos agentes em busca da redução de tempo de atracação, burocracias, custos e, consequentemente, benefícios ambientais. Por exemplo: redução de uso de combustíveis nas embarcações, gerando menor emissão de CO2.

A comitiva brasileira também conheceu o centro de treinamento STC (Shipping & Transport College), onde recebeu informações sobre os aspectos essenciais aplicados na capacitação, incluindo o uso de modernos simuladores. O navio-escola estava em funcionamento no momento da visita técnica e provocou grande curiosidade dos visitantes.

Além do presidente Julio Castiglioni, o diretor Bruno Fardin e a coordenadora de marketing Raquel Guimarães, do Porto de Vitoria, compõem a comitiva brasileira que nesta quarta-feira (27), fará uma visita técnica a outro gigante da Europa: o Porto de Antuérpia, na Bélgica, que tem modelo de gestão semelhante a Roterdã. Mais adiante, fechando a agenda, o grupo irá conhecer o Porto de Londres, na Inglaterra, que tem outra modelagem.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Repsol Sinopec Brasil participa da ROG.e 2026 com agenda...
18/09/26
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
Brasil
CoreMarine dá um passo decisivo para expandir sua presen...
18/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
Amapá leva estratégia de atração de investimentos para a...
17/09/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas dos Campos de B...
16/09/26
Internacional
Petrobras assina contrato de longo prazo para compra e v...
16/09/26
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
16/09/26
Negócios
Vallourec conquista importante contrato com a Subsea7 pa...
16/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
12/09/26
Qualificação Profissional
Camorim forma nova turma de moço de máquinas para impuls...
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
10/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25