Bahia Oil & Gas Energy

Governo leva o Bahia+ Verde para o Bahia Oil & Gas Energy 2024

Redação TN Petróleo ,Ascom/Sema
25/05/2024 13:35
Governo leva o Bahia+ Verde para o Bahia Oil & Gas Energy 2024 Imagem: Tiago Jr/Ascom Sema-Inema Visualizações: 1000 (0) (0) (0) (0)

Patrocínio de cobertura: 

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estarão presentes no Bahia Oil & Gas Energy 2024, um dos principais eventos do setor no Brasil, que ocorre entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Convenções de Salvador. A edição deste ano, que começou nesta quarta-feira (22), destaca-se pela presença do estande do Programa Bahia+ Verde, que levará diversas ações para a programação do evento, incluindo a realização de palestras e apresentação de iniciativas para o desenvolvimento de políticas e projetos de transição energética integrada e sustentável, de fortalecimento das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e do licenciamento ambiental.

Na abertura das atividades, a diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, ressaltou a importância da temática ambiental e das mudanças climáticas na pauta das indústrias e dos especialistas do setor: “a participação da Gestão Ambiental da Bahia, neste evento, é estratégica para consolidar um conjunto de políticas e investimentos, adotados pelo Governo do Estado, que norteiam uma série de ações transversais para uma transição energética baseada em fontes renováveis, a exemplo da solar, eólica e do hidrogênio verde. Então, a Sema e o Inema estão presentes com um espaço dedicado ao atendimento ao público, tanto dos expositores quanto dos visitantes da feira, para tratar destas iniciativas, considerando o importante papel da indústria no processo de transição energética”.

Para o assessor especial da Sema e secretário executivo da Comissão Especial para Economia de Hidrogênio Verde da Bahia, Roberto Fortuna, a feira é uma oportunidade para promoção de novas parcerias e projetos voltados ao desenvolvimento energético: “o setor de óleo e gás vem passando por um processo de transformação exatamente para se adequar às tendências mundiais de transição energética e aos acordos internacionais para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A participação neste evento, de alcance internacional, mostra que o Governo está comprometido em fortalecer uma indústria cada vez mais sustentável, baseada em energias de fontes limpas e renováveis, no caminho de neutralizar as emissões de carbono”.
O assessor completou: “nesse sentido, a Bahia se destaca na atração de investimentos e tecnologias para a captura de carbono, no incentivo às indústrias que possam aderir à produção de combustíveis renováveis sintéticos, a partir das biorrefinarias, melhorando as práticas de convívio com o ambiente e a sociedade”.

Com palestras sobre tecnologia, agenda ESG e inovações, a feira vai reunir cerca de 10 mil participantes durante três dias, com representação de 15 diferentes países e mais de 200 estandes. Na programação estão o Congresso Científico, com apresentação de artigos acadêmicos, duas plenárias principais, uma para discussões sobre petróleo e outra a gás e derivados, arenas com palestras sobre ESG, inovação, encontro de negócios e visitas técnicas.

Presente no estande Bahia+ Verde, a diretora de Regulação do Inema, Natália Mabel Oliveira, falou que no espaço o público terá informações relacionadas ao licenciamento ambiental, compensação ambiental, transição energética e tratamento de passivos na produção e refino de petróleo: “uma equipe de técnicos e especialistas do Inema estão no estande, durante todo o evento, para dar esclarecimentos sobre o licenciamento de empreendimentos de óleo e gás aqui no estado. Além disso, também serão abordados diversos temas que perpassam a matéria ambiental. A temática do meio ambiente é uma pauta transversal e a Bahia vem capitaneando essa agenda da transição energética justa e propulsora de um desenvolvimento social e econômico com base na sustentabilidade”.

No dia 23 (quarta-feira), a partir das 16h, no espaço Arena ESG, o coordenador de Mineração do Inema, Antônio Leopoldo, e a equipe da coordenação realizarão uma palestra sobre as peculiaridades do licencimento ambiental para o segmento de óleo, gás e energia. Confira a programação completa do evento no site https://www.bahiaoilgasenergy.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
Etanol de milho
Abertura da China amplia parceria estratégica para copro...
25/06/25
Etanol
ORPLANA recebe apoio de associações em defesa do CONSECA...
25/06/25
Evento
FIEE realizará 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônic...
24/06/25
Energia elétrica
Selco economiza mais de R$ 110 mil em oito meses ao migr...
24/06/25
RenovaBio
AGU garante aplicação de metas de descarbonização defini...
18/06/25
Rio de Janeiro
Sebrae Rio promove Seminário de Transição Energética
17/06/25
Descarbonização
Brasil fica em 1º lugar em programa global de descarboni...
17/06/25
Petrobras
Relatório de Sustentabilidade mostra investimento de US$...
16/06/25
RenovaBio
ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
12/06/25
Energia Eólica
Complexo Eólico Ventos de São Zacarias é inaugurado na d...
11/06/25
Parceria
ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabi...
11/06/25
Internacional
Brasil recebe o principal evento global de hidrogênio a ...
11/06/25
Fertilizantes
Petrobras produz primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em Ar...
10/06/25
Evento
Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental ...
10/06/25
Relatório
Petronect lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade
06/06/25
Etanol
ORPLANA promove encontros com associações para esclarece...
06/06/25
Amazônia
FGV Energia e Petrobras firmam parceria para geração de ...
06/06/25
Transição Energética
BNDES, Petrobras e Finep lançam edital para FIP em trans...
05/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22