Energia Renovável

Governo quer aproveitar energia renovável em substituição a usinas térmicas

O leilão de energia reserva com fontes renováveis, que estava previsto ainda para o primeiro semestre deste ano, deverá ocorrer só em agosto. Na manhã de hoje (18), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou a decisão sobre a minuta do edital do leilão a pedido do Ministério de M

Agência Brasil
18/05/2010 15:26
Visualizações: 1479

O leilão de energia reserva com fontes renováveis, que estava previsto ainda para o primeiro semestre deste ano, deverá ocorrer só em agosto. Na manhã de hoje (18), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou a decisão sobre a minuta do edital do leilão a pedido do Ministério de Minas e Energia.

 

Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, os empreendedores que devem participar da licitação pediram um prazo maior para a entrega dos documentos, o que adiou a análise e a formatação do edital. Além disso, ele informou que o governo pensa em aproveitar a energia reserva que será leiloada para ser usada a partir de 2013, em substituição a usinas térmicas que seriam leiloadas.

 

“Estamos analisando a possibilidade de eventualmente aproveitar essa grande oferta de mais de 14 mil megawatts e usar não só para o leilão de reserva, mas também para atender 2013”, disse Tolmasquim. Para isso, assinalou, será preciso fazer mudanças no edital do leilão, retirando o caráter de energia de reserva, que passará a atender a demanda imediata o mercado.

 

O leilão de energia reserva com fontes renováveis teve a inscrição de 478 empreendimentos, que somam 14,5 mil megawatts de potência instalada. A energia será gerada a partir de centrais eólicas, pequenas centrais hidrelétricas e termelétricas movidas à biomassa, como bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de madeira e capim elefante.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.