Estudo

Grupo prepara pesquisa sobre vulnerabilidade do sistema aquaviário brasileiro

Ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o Subgrupo Técnico de Segurança de Infraestruturas Críticas de Transporte Aquaviário reuniu-se nesta quinta-feira, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Br

A Tribuna
06/05/2011 07:24
Visualizações: 1265
Ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o Subgrupo Técnico de Segurança de Infraestruturas Críticas de Transporte Aquaviário reuniu-se nesta quinta-feira, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, para planejar a elaboração de uma pesquisa sobre a vulnerabilidade de infraestruturas críticas aquaviárias brasileiras. 
 
 
O objetivo é identificar quais são as ameaças à integridade do sistema de transportes aquaviários e quem são os agentes responsáveis. O trabalho começará até julho pelos portos de Santos, Rio de Janeiro, Manaus, Paranaguá e Rio Grande e pelos terminais de Ponta do Madeira (MA), Almirante Barroso (SP), Maximiliano da Fonseca (RJ) e Pecém (CE). 
 
 
Segundo Hélio José da Silva, coordenador do grupo de trabalho criado pela Antaq em fevereiro para propor medidas e ações relacionadas com a segurança de infraestruturas críticas aquaviárias, “a proteção de infraestruturas críticas está presente em quase toda a Europa, nos EUA, no Canadá, na África do Sul, mas na América do Sul, o Brasil é o primeiro país a desenvolver esse trabalho”. 
 

O coordenador disse ainda que grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, receberão especial atenção. “É uma tendência mundial que os países organizem planos e estratégias de proteção às infraestruturas críticas, sobretudo na proximidade de grandes eventos internacionais, como a Copa e os Jogos Olímpicos”, afirmou Silva. 
 
 
Participaram da reunião os oficiais de inteligência da ABIN Paulo Henrique Gonçalves, Pedro Jorge Silva, oo representante da Conportos Alexandre de Menezes, a analista de infraestrutura da SEP Mariana Silva, o assessor do GSI para o referido subgrupo técnico Jacob de Castro Jr., o superintendente de Portos da Antaq Giovanni Paiva, o coordenador do GT Hélio Silva e outros especialistas da Antaq. 
 
 
Além do GSI e da Agência, fazem parte do Subgrupo os Ministérios dos Transportes, da Justiça e da Defesa, a Secretaria de Portos, o Comando da Marinha, a Agência Nacional de Águas, o Departamento de Polícia Federal e o Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25