Portos

Guarda Portuária recebe treinamento operacional avançado para fortalecer a segurança nos portos

Redação TN Petróleo/Assessoria
31/07/2023 12:00
Guarda Portuária recebe treinamento operacional avançado para fortalecer a segurança nos portos Imagem: Divulgação Visualizações: 1988

No período de 26 a 30 de junho, 15 integrantes da Guarda Portuária da PortosRio participaram do curso "Operação em Sistemas de Comando e Controle". O treinamento, realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi ministrado pelo tenente-coronel Luiz Freire, diretor do Centro Estadual de Gestão de Desastres (CESTGED) da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, bem como pelo coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS-RJ), Carlos Albuquerque.

 Ao longo do curso, foram abordados temas cruciais, incluindo a análise de cenários e riscos, o gerenciamento integrado de crises e desastres e sistema de comando de incidentes. Segundo o superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, "os conhecimentos adquiridos visam reforçar a capacidade da Guarda Portuária em lidar eficientemente com situações desafiadoras e contribuirão para uma atuação ainda mais eficaz em prol da segurança nos portos da PortosRio".

 Simulado da Polícia Federal

 A convite da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), a Guarda Portuária também participou de um simulado executado pela Coordenação de Operações Táticas da Polícia Federal, no Porto Sudeste, no último dia 26 de julho. Os integrantes da Guarda fizeram parte do grupo de gerenciamento de crises e o cenário hipotético foi uma invasão ao terminal em um ambiente com refém.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.