Acordo

IBP e Câmara de Comércio Brasil-Canadá assinam acordo de cooperação com presença do presidente da Petrobras

Acordo prevê parcerias nas áreas de produção onshore, gás, tecnologia e inovação

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/02/2023 10:23
IBP e Câmara de Comércio Brasil-Canadá assinam acordo de cooperação com presença do presidente da Petrobras Imagem: Divulgação Visualizações: 2797

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Câmara de Comércio Brasil Canadá (CCBC) assinaram um Acordo de Cooperação nesta quinta-feira (9/2), na sede do Instituto no Rio de Janeiro.

O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, ressaltou a importância do acordo como formalização da conexão do Instituto com um ator global com grande vocação para o setor de óleo e gás. "O Canadá tem mostrado forte exemplo de gestão no setor de óleo e gás aliando proteção ambiental, produtividade e eficiência. Nessa cooperação prevemos atividades no Brasil e no Canadá. Esse convênio tem também como objetivo olhar para o futuro".

O diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comercio Brasil Canadá (CCBC), Paulo de Castro Reis, lembrou que o acordo ocorre no momento da celebração dos 50 anos da CCBC. "Criamos o Brasil Hub em Montreal e em Edmonton para facilitar a internacionalização de empresas brasileiras no Canadá, viabilizando o acesso à inovação e pesquisa, e o estabelecimento de parcerias para fomentar negócios e investimentos. Os dois países têm muitas sinergias. Trabalhando junto com o IBP queremos contribuir para aproximar ainda mais os ecossistemas brasileiro e canadense do setor de O&G", revelou.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, presente no evento, destacou os traços em comum entre Brasil e Canadá, como a vocação diplomática, apreço e valorização da natureza e a importância da relação entre os países. De acordo com Prates, "temos muito em comum e precisamos explorar isso", o presidente da empresa destaca "Esse tipo de acordo é importante, pois são grandes entidades que se juntam e vão direcionar as empresas, criar diretrizes. Somos países irmãos e todos são bem-vindos ao Brasil."

Prates ressaltou ainda a possibilidade de cooperação entre os dois países no desenvolvimento de projetos de geração eólica offshore (área na qual a indústria de óleo e gás pode trazer sua larga experiência com instalações marítimas), além da troca mútua de experiências em outras atividades.

O Cônsul do Canadá, David Verbiwski, destacou a relevância do Canadá no setor, onde possui a 3ª maior reserva de óleo e gás do mundo e é o 4º produtor de petróleo e o 6º produtor gás natural, ressaltando ainda o histórico de parceria entre os países. "Brasil e Canadá têm longa trajetória de parceria, especialmente em O&G. Nas últimas décadas, o consulado tem testemunhado o IBP como grande player da indústria brasileira de O&G. Participamos inúmeras vezes como expositores da Rio Oil & Gas e somos a única delegação estrangeira a ter estande nas cinco edições da Brasil Onshore, ajudando a abrir caminho para empresas canadenses", enfatizou Verbiwski.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.