Seminário

IBP promove seminário sobre reforma tributária no setor de óleo e gás em Brasília

Redação TN Petróleo/Assessoria IBO
25/11/2024 08:18
IBP promove seminário sobre reforma tributária no setor de óleo e gás em Brasília Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2327

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realiza, com apoio do Poder360, o Seminário "Reforma tributária e a competitividade do setor de óleo e gás", na próxima quarta-feira (27/11), das 8h às 12h30, em Brasília.

Autoridades e especialistas debaterão como a regulamentação da reforma tributária, em tramitação no Senado Federal, impacta os investimentos e a competitividade do setor no Brasil frente a outras regiões produtoras. Também serão abordados os efeitos dos novos tributos na segurança jurídica e na confiabilidade do mercado nacional.

Além da abertura, o encontro terá 2 painéis, um sobre os impactos da reforma tributária no upstream – relativo à exploração e à produção de petróleo e gás natural. O outro tratará das perspectivas para o downstream – que abrange a transformação dos recursos em produtos, como os combustíveis, e a logística da sua distribuição.

No 1º painel, o superintendente de pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) Energia, Marcio Lago Couto, apresentará o estudo "Análise da competitividade do sistema tributário brasileiro para o setor de E&P (exploração e produção) em comparação a outras geografias concorrentes".

O evento será presencial para convidados e imprensa credenciada. Também será transmitido ao vivo pelo YouTube do Poder360.

Serviço

Seminário "Reforma tributária e a competitividade do setor de óleo e gás"

Data: 27 de novembro (quarta-feira)

Horário: 8h às 12h30

Local: Brasília Palace Hotel (presencial para convidados) / Transmissão pelo Youtube do Poder 360

Programação:

8h30 - Abertura

9h - Painel 1: "A reforma tributária e os impactos no setor de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural"

11h - Painel 2: "Competitividade e tributação: perspectivas da reforma tributária para o downstream"

  • Pedro Sandrin, vice-presidente Jurídico da Acelen;
  • Olavo Costa, gerente Jurídico da Raízen;
  • Hugo Funaro, advogado e mestre em Direito Econômico e Financeiro pela USP (Universidade de São Paulo); e
  • Ricardo Lodi, advogado e professor de Direito Financeiro da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
  • Mediador: Enrico Andriolo, gerente Jurídico do IBP - Downstream.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oportunidade
Equinor abre inscrições para Programa de Estágio 2026
08/07/26
Acordo
ANP e Petrobras assinam acordo para adequação de 335 poç...
07/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Gasodutos
TBG e UTE Paulínia Verde firmam compromisso para transpo...
07/07/26
Multimodal
Ultracargo e bp ampliam capacidade de armazenagem para f...
07/07/26
Fenasucro
Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 11 milhões em infraestrutura de gás e...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.