Evento

Inventiva brasileira no setor de óleo e gás

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/10/2022 13:20
Inventiva brasileira no setor de óleo e gás Visualizações: 1539

Na foto: Rafael Valladares de Almeida e João Guandalini (Repsol Sinopec Brasil), professor Edvaldo Sabadini (Unicamp), professor Arthur Braga (PUC-Rio) e Eduardo Costa (ouronova)

A tecnologia não está incorporada apenas ao nome da TN Petróleo: ela está tanto no nosso DNA como no da indústria brasileira de óleo e gás. E isso vem sendo reiterado em cada marco, paradigma quebrado, desafio superado pela nossa indústria, que vem promovendo continuamente a inovação no setor.
Foi o que nos levou a produzir a reportagem de capa da TN 142 - A tecnologia ‘reinventa’ a indústria de óleo e gás e ainda a matéria Tecnologia brasileira no pódio da inovação, destacando o reconhecimento internacional de suas soluções criadas no país, que foram finalistas do World oil Awards, a maior premiação do setor upstream: o Wellrobot®/TTilt, desenvolvido pela ouronova e a PUC-Rio, e o Metallic Tuned Water Injection (método EOR para rochas carbonáticas), criado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Ambas as tecnologias foram desenvolvidas em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, com recursos da cláusula de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Ficar entre as finalistas desse prêmio, competindo com corporações de classe mundial, é uma grande vitória para quem ousa inovar em um país em que o volume de recursos que o Estado brasileiro tem direcionado ao PDI decresce a cada ano, como mostramos na TN 142 (Confira  a revista aqui https://tnpetroleo.com.br/revistas/issu/2022-setembro-outubro/).

É uma conquista da inventiva brasileira, seja nas deeptech e startups, seja nas universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), e que vem sendo estimulada pela indústria de óleo e gás, a qual direcionou mais de R$3 bilhões, em 2021, para a pesquisa, desenvolvimento e inovação. 
Mostrar a capacidade brasileira de inovar tem sido um dos compromissos da TN Petróleo, que tem dados espaço às empresas e pesquisadores para compartilharem com nossos leitores o conhecimento e a inovação que vêm sendo geradas nesse país pelo setor de óleo e gás. 

Na foto: Eduardo Costa (ouronova), João Guandalini (Repsol Sinopec Brasil), professor Arthur Braga (PUC-Rio)

A indústria vem sendo um dos fatores que possibilitou ao país recuperar algumas posições no Índice Global de Inovação (IGI) de 2022, divulgado no final de setembro pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Brasil ficou em 54º lugar dentre 132 países, avançando da 57% posição obtida no ano anterior – mas longe ainda do 47º lugar alcançado em 2011; CNI avalia que investimentos na área têm caído
No ranking de “insumos de inovação”, o país caiu duas posições (de 56º, em 2021, para 58º em 2022). A melhora no ranking geral foi obtida com o avanço do Brasil em seis posições em “resultados de inovação” – de 59º em 2021, para 53º em 2022. “Isso quer dizer que, em relação aos investimentos em inovação, o Brasil piorou. Entretanto, é como se os agentes do ecossistema brasileiro tivessem feito mais com menos e obtido melhores resultados em inovação, apesar da queda nos insumos/investimento”, avaliou a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio. 
A indicação para o World Oil Awards mostra que é o que vem fazendo a cadeia produtiva de óleo e gás: criando inovações mais efetivas e eficazes. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos e terminais do Sudeste movimentam 56,5 milhões de...
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23