Biomassa

Leilão de energia deve ocorrer em maio

O presidente da Empresa Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que o leilão para contratação de energia gerada por biomassa deve acontecer em maio de 2008. Em entrevista durante seminário sobre biocombustíveis no Rio, ele afirmou que o preço da energia gerada a partir das usin

Jornal do Commercio/
05/12/2007 02:00
Visualizações: 870 (0) (0) (0) (0)
O presidente da Empresa Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que o leilão para contratação de energia gerada por biomassa deve acontecer em maio de 2008. Em entrevista durante seminário sobre biocombustíveis no Rio, ele afirmou que o preço da energia gerada a partir das usinas de biomassa não deverá superar os R$ 140 por megawatt-hora (MWh), bem abaixo da proposta que os usineiros de cana-de-açúcar haviam feito ao governo, uma tarifa de R$ 220 por MWh.

Na segunda-feira, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, havia anunciado que o leilão deve oferecer 1,2 mil MW a partir de 2010. Tolmasquim não confirmou se o volume exato será este.

Segundo o presidente da EPE, estão prestes a serem concluídos os estudos para a viabilização de estações coletoras que promoverão a interligação das usinas geradoras de energia a partir de biomassa com a rede de transmissão ligada ao Sistema Interligado Nacional. A questão é que as usinas geradoras são de pequeno porte, portanto não se justificaria a construção de subestações especiais, o que encareceria os custos. Segundo a EPE a maior parte das usinas a ter energia ofertada no leilão está localizada entre os estados de Goiás e Mato Grosso.

Durante a entrevista, Tolmasquim voltou a afirmar a plena capacidade do País de abastecer a demanda por energia elétrica nos próximos anos, mas admitiu que há ainda um déficit, num total de 1,4 mil MW a partir de 2011. Ele acredita que este déficit deverá ser coberto com o leilão de A-3 em 2008.

Ainda sobre o risco de falta de energia no Brasil, Tolmasquim elogiou o fato de ONS ter alterado sua proposta para o porcentual mínimo de capacidade que os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste do País. "Foi sensato e prudente", disse.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Jovens talentos apresentam soluções inovadoras no Young ...
10/09/25
Leilão
PPSA disponibiliza acesso ao Pacote de Dados Híbrido do ...
10/09/25
Internacional
Durante a Gastech em Milão, governador de Sergipe aprese...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Pessoas
ANP realiza cerimônia de posse de novos diretores
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 abre com reforço à integra...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
DNV participa da Rio Pipeline & Logistics 2025
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23