Porto de Santos

Licitação para serviço de dragagem no Porto de Santos

Assessoria/Redação
01/07/2016 16:37
Licitação para serviço de dragagem no Porto de Santos Imagem: Divulgação/Alex Oliva Visualizações: 874

A Companhia Docas de São Paulo (Codesp) realizará licitação para contratação do serviço de dragagem de manutenção das profundidades de todo canal de navegação, bacias de evolução e acesso a berços do Porto de Santos pelo prazo de 12 meses. O certame foi autorizado nesta quinta-feira(30/06) pelo Conselho de Administração (Consad) da Docas, após aprovação pela diretoria executiva e avaliação dos conselheiros. Segundo o presidente da Codesp, Alex Oliva (foto), “a iniciativa visa a continuidade do serviço de forma a proporcionar maior tranquilidade aos usuários do Porto de Santos com garantias de operação plena sem qualquer restrição”. Oliva ressaltou a importância da manutenção do máximo calado operacional em 13,20 metros, “imprescindível para que se opere com produtividade, com a infraestrutura necessária para o principal equipamento portuário a serviço do comércio exterior e da economia”.

O presidente enfatizou ainda a importância do novo contrato, abrangendo os 4 trechos do canal, mais bacias e acessos pelo prazo de 12 meses. Nesta quinta-feira (30/06) foi retomada a dragagem realizada pela empresa Van Oord através de contrato aditado por seis meses. Esse contrato poderá ser rescindido assim que a Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil Ordem de Serviço assine ordem de serviço para iniciar a dragagem já contratada.

Continuidade da dragagem - “A estratégia – explica Oliva – é concluir o processo licitatório autorizado pelo Consad, de forma que, mesmo com o encerramento do contrato da empresa Van Oord – cuja dragagem iniciou nesta quinta-feira - se garanta a continuidade do serviço através da nova contratação. Além da empresa que contrataremos, ainda aguardamos, a qualquer momento, a assinatura de Ordem de Serviço pela Secretaria de Portos. Dessa forma, contamos com um plano B e um plano C, que nos garante, efetivamente, a continuidade da dragagem em qualquer cenário”.

A licitação ocorrerá na modalidade de pregão eletrônico, que inverte a ordem de abertura de envelopes. Primeiro se conhece o valor ofertado e depois se verifica se a empresa está habilitada, ou seja, se oferece condições econômica, financeira, jurídica, regularidade fiscal, acarretando maior rapidez e eficiência ao certame.

O novo contrato atenderá à realização da dragagem nos quatro trechos que compõem o canal de navegação, da Barra até a Alemoa, numa extensão de 24 quilômetros, mais as bacias de evolução e os trechos de acesso aos berços de atracação. As empresas concorrentes deverão apresentar capacidade compatível para a realização do serviço através da utilização de draga tipo Hopper, de sucção e autotransportadora, operando com produtividade de 20 mil metros cúbicos ao dia. O contrato prevê a retirada de até 4,3 milhões de metros cúbicos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
Logística
Base da Atem em Santarém obtém ISPS Code e eleva nível d...
26/11/25
Resultado
Portos públicos do Sul crescem 14% no 3º trimestre e lid...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Investimentos
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação,...
17/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Resultado
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta ...
14/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
Indústria Naval
Norsul é a primeira empresa da América Latina a adotar p...
10/11/25
Niterói
Tomorrow Blue Economy movimenta Niterói em contagem regr...
08/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
Resultado
Portos batem novo recorde de movimentação de produtos no...
07/11/25
Bahia
Porto de Salvador deve dobrar capacidade com financiamen...
06/11/25
Resultado
Log-In Logística Integrada cresce 12,3% e registra recei...
06/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.