Política Energética

Lula quer evitar nas votações do pré-sal erro cometido na extinção da CPMF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está atento para não incorrer no mesmo erro cometido em 2007, quando PSDB e DEM conseguiram extinguir a cobrança da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF). A líder do Congresso no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), disse hoje (3)

Agência Brasil
03/05/2010 14:17
Visualizações: 480

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está atento para não incorrer no mesmo erro cometido em 2007, quando PSDB e DEM conseguiram extinguir a cobrança da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF). A líder do Congresso no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), disse hoje (3) à Agência Brasil que Lula lembrou o assunto na reunião da semana passada com senadores aliados ao cobrar unidade na votação das matérias que regulamentam a exploração de petróleo na camada pré-sal.

 


“O presidente relembrou [na reunião] o episódio que custou o fim da CPMF quando não trabalhou a costura em sua base no Senado e perdeu tempo com a oposição”, afirmou a senadora. Segundo ela, desta vez os governistas estarão prontos para aprovar os projetos de lei, de acordo com o calendário previsto pelo governo: até o fim de maio.

 

Ideli Salvatti reafirmou que esta semana será estratégica para testar a unidade e a resistência da base governista uma vez que os senadores tucanos e democratas deverão esticar ao máximo as sessões de votação das medidas provisórias 472 e 473, que obstruem a pauta para reduzir o quórum e inviabilizar as votações. A MP 472 deve ser votada amanhã e a MP 473, na quarta-feira.

 

“Se quisermos cumprir o calendário da próxima semana temos que aprovar essas duas medidas provisórias. Será nosso teste de fogo”, disse a líder do governo. Ela destacou o impacto que uma eventual divisão na base aliada pode causar aos senadores candidatos nas eleições de outubro – ponto destacado também por Lula na reunião da semana passada.

 

Ao defender, na reunião, a exclusão do debate sobre a distribuição dos royalties entre estados e municípios, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), ressaltou que esse assunto não pode virar “moeda eleitoral”. Na ocasião, o líder da maior bancada no Senado acrescentou que o debate sobre a transferência desses recursos deve ser feito após as eleições, aliada a uma revisão do repasse dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

 

O peemedebista Valter Pinheiro (MS) não concorda. Para ele, qualquer previsão sobre o resultado das votações e cumprimento do calendário previsto pelo governo é prematura. Preocupado com a repercussão entre os prefeitos da possibilidade de receberem mais dinheiro com a redistribuição dos royalties, o parlamentar não sabe como colegas da própria base deverão se comportar.

 

“Os prefeitos estão de olhos nessa possibilidade. Se tiver uma mobilização de prefeitos no Senado, durante as votações, mela todo o acordo”, afirmou o parlamentar, acrescentando que eles terão um papel fundamental para quem quiser se eleger em outubro.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.