Fiscalização

Marinha inicia grande operação em águas brasileiras

Cerca de 30 mil militares participarão das fiscalizações.

Agência Brasil
18/02/2014 10:06
Visualizações: 1597
A Marinha do Brasil iniciou, ontem (17), a Operação Amazônia Azul, cujo objetivo é intensificar a fiscalização da região marítima brasileira. Coordenada pelo Comando de Operações Navais, a operação também será utilizada para preparar os militares da Marinha para atuação durante a Copa do Mundo.
Serão cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e embarcações das capitanias dos Portos. Esse é o maior efetivo empregado simultaneamente nas chamadas águas jurisdicionais brasileiras. Dentre as ações previstas, os fuzileiros navais vão trabalhar na defesa de portos, terminais petrolíferos e plataformas de petróleo.
Além da região conhecida por Amazônia Azul – compreendida por um território de 4,5 milhões de quilômetros quadrados, que batiza a operação – embarcações da Marinha farão patrulhamento e inspeção naval por rios e lagos brasileiros. Outras instituições vão participar da operação, dentre elas a Força Aérea Brasileira (FAB), o Departamento de Polícia Federal (DPF) e a Secretaria de Receita Federal.
Apesar de não serem banhados pelo mar, o Distrito Federal (DF) e o estado de Goiás também estão no mapa da operação. Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, fuzileiros navais vão reforçar a fiscalização do tráfego aquaviário no Lago Paranoá, no DF, e na região de Caldas Novas (GO). Nesses locais, a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros vão prestar apoio. Os condutores de barcos, lanchas, moto aquática e outras embarcações, que não estiverem em dia com suas documentações, poderão receber notificação, multa, ou ter a carteira e a embarcação apreendidas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
Bacia de Santos
Bacalhau completa primeiro ano de produção nos 25 anos d...
15/10/26
Firjan
Fim da escala 6x1: Firjan fará propostas que garantam se...
15/10/26
Bacia de Santos
Acordos de equalizações referentes às Jazidas Compartilh...
15/10/26
Logística
Benel investe R$ 45 milhões em novos transportes no prim...
14/10/26
Margem Equatorial
Governo do Amapá tem acordo formalizado com Transpetro e...
14/10/26
PD&I
Tereos amplia alcance de tecnologia própria para impulsi...
14/10/26
Investimento
ABPIP apresenta propostas ao Governo da Bahia para destr...
14/10/26
Biometano
ANP credencia B3 S.A. como entidade registradora de Cert...
14/10/26
Bacia de Pelotas
TGS retoma pesquisa sísmica na Bacia de Pelotas com foco...
13/10/26
Aviação
Avanço do combustível sustentável de aviação reforça imp...
13/10/26
Sustentabilidade
Vallourec Avança na Sustentabilidade com Tecnologia que ...
13/10/26
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25