A Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário, informou hoje que publicou o edital relativo ao processo seletivo à categoria de Praticante de Prático/2011.
Segundo a Marinha, o processo seletivo destina-se a ocupar, inicialmente, 81 vagas de Praticante de Prático em 17 das 22 zonas de praticagem (ZP) do país, mas o número de vagas poderá aumentar, inclusive vindo a englobar todas as ZP. As inscrições estarão abertas a partir das 12h de hoje e encerram às 16h de 13 de junho de 2011, sendo R$ 200,00 o valor da taxa de inscrição.
Praticante de Prático é o aquaviário selecionado exclusivamente por meio de Processo Seletivo conduzido pela DPC, aspirante à categoria de Prático. O Prático, por sua vez, é o profissional aquaviário que assessora o Comandante quando navegando em regiões (zonas de praticagem) onde as peculiaridades locais dificultam a livre e segura movimentação de embarcação, como em portos, baías, rios e canais.
Para tornar-se Prático, não basta ao candidato apenas lograr êxito no Processo Seletivo. Depois de selecionado e devidamente certificado como Praticante de Prático,é obrigado a cumprir, com sucesso, um programa de treinamento, com duração de 12 a 20 meses, na ZP para onde foi distribuído e ser aprovado em exame de habilitação aplicado pela Capitania dos Portos com jurisdição sobre a ZP.
Mais informações: www.dpc.mar.mil.br