Energia Elétrica

Mercado livre: Serviços e Comércio registraram as maiores altas no consumo

CCEE aponta a retirada das restrições contra a pandemia de COVID-19 como um dos principais fatores para o aumento da atividade econômica desses segmentos

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
18/04/2022 10:31
Mercado livre: Serviços e Comércio registraram as maiores altas no consumo Imagem: Divulgação Visualizações: 1594

Entre as empresas que contratam o seu fornecimento de energia elétrica no mercado livre, os setores de Serviços e Comércio se destacaram no mês de março pelo crescimento expressivo do consumo na comparação com o mesmo período do ano passado. Os segmentos registraram alta de 36% e 17%, respectivamente, muito influenciados pela retirada das restrições que foram impostas para combate à pandemia de COVID-19 e pelo avanço da vacinação. A própria movimentação de consumidores que saíram do ambiente regulado também foi importante para o resultado.
De acordo com dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, na região Sudeste, onde historicamente esses dois setores costumam demandar mais energia, o consumo foi maior em Minas Gerais. No estado, o setor de serviços registrou alta de 58%, enquanto as que atuam no comércio avançaram 20%.
O mercado livre de energia concentra grandes indústrias e empresas, como shoppings e redes de varejo, que compram energia elétrica diretamente de grupos de geração ou com o intermédio de uma comercializadora. Segmento em plena expansão no país, hoje o ambiente já é responsável por aproximadamente 35% do consumo total do Sistema Interligado Nacional – SIN. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.