Tecnologia e Inovação

Microsoft anuncia disponibilidade do HoloLens 2 no Brasil

Dispositivo de realidade mista e de experiência imersiva tem o objetivo de apoiar empresas a serem mais eficientes e assertivas em seus negócios; Empresas das áreas da saúde e aeronáutica já estão utilizando o device em suas operações.


22/03/2023 10:51
Microsoft anuncia disponibilidade do HoloLens 2 no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 848 (0) (0) (0) (0)

A Microsoft Brasil anuncia que a partir de amanhã, dia 22, o HoloLens 2, seu dispositivo de realidade mista e de experiência imersiva, será disponibilizado no País. Com o anúncio, a empresa reforça seu posicionamento de investir em tecnologias apoiadas em realidade mista, que surgem para agregar em novos cenários de colaboração remota, permitindo que especialistas em todo o mundo trabalhem em conjunto em ambientes físicos e virtuais, reduzindo custos, flexibilidade e recursos para a indústria.

Na apresentação da ferramenta, a empresa detalhou, com exemplos práticos, como o dispositivo já está ajudando organizações a serem mais assertivas e eficientes em seus negócios em conjunto com funcionalidades do Dynamics 365 para Mixed Reality, solução de negócios em nuvem, que podem ser utilizadas com o equipamento. Dentre elas, o Dynamics 365 Remote Assist, que permite auditorias e inspeções remotas com o suporte de serviço de especialistas, possibilitando a realização de cirurgias, por exemplo, com recursos para auxiliar na precisão e eficiência necessárias para este tipo de procedimento, ou manutenção de equipamentos industriais à distância.

Com o Dynamics 365 Guides também é possível promover conhecimento interno ao compartilhar e utilizar-se de processos bem documentados ao mesmo tempo que se interage com um objeto físico. Assim, com os aplicativos do Dynamics 365 Mixed Reality, as companhias podem capacitar os funcionários a colaborarem entre si para a tomada de decisão mais precisa, aumentando a produtividade.

“Com essa novidade, reforçamos nosso posicionamento de trazer soluções inovadoras para ajudar os clientes no Brasil a fazer mais com menos. As possibilidades do uso da realidade mista com o HoloLens 2 são imensas e seguiremos investindo em tecnologias que possam contribuir para melhorar a vida das pessoas e ajudar as empresas a crescer com inovação, otimização e de maneira sustentável”, diz Marcondes Farias, diretor de produtos de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.

O dispositivo que chega ao Brasil já vem sendo usado por centros médicos em alguns países do mundo para fazer o planejamento de cirurgias ou para treinar médicos, cirurgiões e enfermeiros a distância, permitindo novas abordagens.

Um exemplo prático da utilização do HoloLens 2 no País, demonstrado durante o evento, é o da PBSF (Protegendo Cérebros, Salvando Futuros, na sigla em inglês), organização formada por especialistas que vislumbra utilizar tecnologia e inteligência para prevenção de sequelas neurológicas em recém-nascidos. A PBSF irá utilizar o dispositivo da Microsoft para a avaliação de recém-nascidos que com alto risco de lesão cerebral permanente (como por exemplo crianças que apresentam asfixia perinatal, prematuras, com má formação do coração ou ainda outras lesões neurológicas). A empresa atende mais de 40 hospitais públicos e privados em todo território brasileiro.  

De acordo com dados globais, por exemplo, nascem mais de um milhão de bebês com asfixia perinatal por ano, o que pode levar à morte do bebê ou deixar sequelas. No Brasil, segundo estimativas da PBSF, nascem de 20 a 30 mil crianças com essa condição anualmente. Porém, quando médico age a tempo, adotando o protocolo adequado para situações como essa, há mais chances de salvar vidas, minimizar ou até mesmo zerar as sequelas. Nos últimos anos, a instituição já atendeu mais de sete mil crianças, mas a meta é conseguir monitorar todos os casos de recém-nascidos com alto risco de lesão cerebral e zerar o número de mortes e sequelas neurológicas evitáveis. 

Para isso, a empresa vê na utilização do HoloLens 2 no Brasil um importante aliado para seu objetivo. A partir de agora, o médico que faz o acompanhamento do recém-nascido vai utilizar o dispositivo da Microsoft para se conectar com os especialistas da PBSF, baseados em uma central de vigilância e inteligência, situada em São Paulo. A central oferece aos hospitais um monitoramento da atividade cerebral, educação longitudinal, promovendo homogeneidade de cuidado a bebês de alto risco. Em posse do HoloLens 2, os profissionais vão poder avaliar, conjuntamente, o diagnóstico e indicar se o bebê precisa de um tratamento específico e qual, aumentando a velocidade diagnóstica e a efetividade do tratamento.

O intuito é que o HoloLens empodere o profissional da UTI. “Os casos de asfixia cerebral precisam ser muito bem avaliados nas primeiras seis horas de vida do bebê para que possamos indicar o tratamento mais adequado. O dispositivo será fundamental para melhorar a qualidade do tratamento, pois ganhamos agilidade, fundamental para salvar a vida das crianças”, diz o Doutor Gabriel Variane, CEO e fundador da PBSF.

O primeiro hospital a utilizar o HoloLens 2 será a Santa Casa de São Paulo e o recurso será oferecido para as outras instituições de saúde parceiras da PBSF. “A solução vai nos ajudar a oferecer o melhor tratamento para o maior número de crianças, no Brasil e no mundo, incluindo em regiões mais afastadas ou de difícil acesso. Para nós, é fundamental que todas as crianças, sejam elas atendidas em hospitais públicos ou privados, tenham a chance de ser beneficiadas com o uso de tecnologia para uma assistência qualificada. O tempo de diagnóstico é crucial para que o tratamento dos bebês seja eficaz e, com a assistência remota do dispositivo de realidade mista, conseguiremos ganhar minutos ou horas valiosas. Em uma curta janela de oportunidade para evitar sequelas que poderiam durar a vida inteira, podemos dizer que Tempo é Cérebro!”, finaliza o médico.

O anúncio de hoje integra uma série de iniciativas que fazem parte do Microsoft Mais Brasil, um plano abrangente, lançado em outubro de 2020, que visa a contribuir com o crescimento do País em três frentes de atuação:  Educação, capacitação profissional e empregabilidade; Habilitação da economia digital por meio da tecnologia e Crescimento sustentável e impacto social.

A disponibilidade do HoloLens 2 no Brasil faz parte do pilar de Habilitação da economia digital por meio da tecnologia, fornecendo às empresas brasileiras as ferramentas e serviços necessários para promover a transformação digital e inovação em diversas indústrias.

 

Sobre a Microsoft   

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure. 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21