Energia Elétrica

MME abre consulta pública para Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência

Previsto para o segundo semestre de 2024, consulta foi o resultado de discussões entre o MME e órgãos do setor elétrico do País

Redação TN Petróleo, Assessoria MME
08/03/2024 13:41
MME abre consulta pública para Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência Imagem: Divulgação Visualizações: 1313 (0) (0) (0) (0)

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta sexta-feira (8/03), a Consulta Pública nº 160, que disponibiliza para debate com a sociedade a minuta preliminar da Portaria de Diretrizes para a realização do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2024 (LRCAP 2024). O certame é válido para empreendimentos de geração, novos e existentes, que acrescentem potência elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O prazo para contribuições vai até dia 28 de março de 2024.

O documento inicial disponibilizado na consulta foi o resultado de amplas discussões entre o MME e órgãos do setor elétrico do país, como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Também foram ouvidos agentes atuantes no setor, como associações, empresas e empreendedores.

O LRCAP 2024 surge da necessidade constatada nos Planos Decenais de Expansão de Energia (PDEs) de contratação de capacidade de potência para atender aos critérios gerais de garantia de suprimento estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). “O MME tem trabalhado em ações alinhadas com a transição energética. Essa iniciativa traz segurança no suprimento energético para os próximos anos no Brasil, não deixando de lado a economia na conta de energia dos brasileiros", destaca o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

As mudanças climáticas vêm tornando mais desafiadora a operação do sistema elétrico brasileiro e aumenta a importância das fontes para a segurança operativa do sistema para atender as cinco regiões país nas horas de maior consumo e de menor geração das fontes renováveis. Assim, para garantir o suprimento de potência elétrica do país, com confiabilidade e segurança, deve-se ter assegurada a existência de recursos suficientes para o atendimento à carga.

O LRCAP de 2024 é inovador, pois permite a contratação de reserva de capacidade de potência não apenas proveniente de usinas termelétricas, mas a partir de ampliação de usinas hidrelétricas. Além disso, o leilão prevê maior rigor na exigência de desempenho dos empreendimentos, evitando sobrecustos posteriores.

Com isso, o LRCAP 2024 fortalece a transição energética da matriz elétrica nacional ao propor uma contratação mais ajustada aos requisitos do sistema, garantindo a segurança do fornecimento de energia elétrica frente às profundas transformações do sistema elétrico.

A consulta pública sugere a realização do leilão em agosto de 2024 e propõe três produtos: um produto com entrega para 1º de julho de 2027 (com 7 anos de contrato), e dois produtos com entrega para 1º de janeiro de 2028 (com 15 anos de contrato).

O LRCAP 2024 será o primeiro leilão de geração previsto pelo MME para 2024. Atualmente, está em fase final de discussão e análise a minuta de portaria com diretrizes no MME para a realização dos Leilões de Energia Nova A-4 e A-6.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22