Energia Elétrica

MME promove diálogo com entidades do setor energético

Foram realizadas reuniões com 24 associações, para colher sugestões dos representantes

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
08/04/2024 11:43
MME promove diálogo com entidades do setor energético Imagem: Divulgação Visualizações: 2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou uma rodada de reuniões com representantes do setor energético, entre os dias 12 de março e 2 de abril. Ao todo, 24 entidades estiveram na sede do MME para tratar de assuntos do interesse do setor.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acredita que o contato mais próximo com as associações pode trazer efeitos positivos. “Nosso trabalho sempre vai ser voltado a beneficiar o consumidor de energia elétrica. As sugestões das entidades do setor nos ajudam a manter o equilíbrio no setor elétrico brasileiro, que é motivo de orgulho para as brasileiras e brasileiros”, disse.

Por orientação do ministro, o secretário-executivo do MME, Arthur Cerqueira, recebeu as sugestões das associações. “Estamos estreitando o diálogo e entendendo as posições dos representantes sobre assuntos tratados pelas empresas do setor. Foram contribuições importantes, que serão levadas em consideração na formulação de políticas públicas”, destacou Cerqueira.

A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoun, avalia que o setor elétrico pode ser protagonista na retomada do desenvolvimento. Para ela, as entidades conseguem potencializar essa tendência. “A atitude do ministro Alexandre Silveira de buscar o diálogo é muito positiva. Estamos vivendo um movimento bastante desafiador, com muitas transformações na indústria e também diante de uma grande oportunidade de atrair mais investimentos”, afirmou.

A Frente Nacional de Consumidores de Energia também participou das reuniões com o MME. Segundo o presidente da entidade, Luiz Eduardo Barata, os cidadãos querem participar da construção de políticas públicas do setor. “Apresentamos nosso relatório de prioridades para 2024, com o propósito de que a colaboração entre a sociedade civil e o governo seja baseada em ações concretas e transparentes. Consideramos positivo todo espaço para o debate de proposições, desde que isso se converta em uma participação social efetiva na gestão do ministério", ressaltou.

As reuniões incluíram ainda representantes da Secretaria Nacional de Energia Elétrica, da Secretaria Nacional de Planejamento e Transição Energética, além da Consultoria Jurídica (Conjur).

Confira a lista completa de entidades:
Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH), Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia (Abaque), Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde (ABIHV), Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE), Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE), Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (CONACEN), Associação Brasileira Geradoras Termelétricas (ABRAGET), Associação Brasileira de Geração Distribuida (ABGD), Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE), Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (ABRAGE), Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (APINE), Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE), Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) e Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.