Unidades somam mais de 465 milhões de barris produzidos ao longo do período.
Redação TN Petróleo/Assessoria MODECA MODEC, referência global na operação de plataformas flutuantes de produção de petróleo e gás, celebra este mês dois importantes marcos operacionais: os 15 anos do FPSO Cidade de Santos MV20 e os 10 anos do FPSO Cidade de Itaguaí MV26. Juntas, as unidades já superaram a marca de 465 milhões de barris de petróleo equivalente produzidos na Bacia de Santos.
O FPSO Cidade de Santos MV20 foi o primeiro navio da companhia a processar mais gás do que óleo em sua operação nos campos de Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos. Desde sua entrada em operação, em julho de 2010, a unidade contribuiu com mais de 5.8 bilhões de metros cúbicos de gás natural. O FPSO Cidade de Santos MV20 produziu até dezembro de 2024, quando entrou em fase de descomissionamento, processo multidisciplinar que envolve a retirada segura e definitiva de unidades offshore ao fim de sua vida útil.
“Hoje nós somos a embarcação mais antiga em operação na Bacia de Santos! Toda a experiência do FPSO Cidade de Santos MV20 está sendo renovada e passada para o restante da frota, levando o legado e os aprendizados do MV20 a todos”, afirma Alexander Veigantt, Gerente de Operações do MV20.
Já o FPSO Cidade de Itaguaí MV26, em operação desde julho de 2015 no campo de Lula, foi a quarta unidade da MODEC projetada para o pré-sal brasileiro e a terceira a ter seus módulos de convés integrados no estaleiro de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Gustavo Correia, Gerente de Operações do MV26, também celebra as conquistas do navio ao longo de uma década: “Celebrar 10 anos em operação é um marco significativo e fonte de orgulho para todos os envolvidos na história do MV26. Desde o primeiro dia, o FPSO tem papel essencial nas nossas operações, assegurando a segurança e a eficiência da produção de óleo e gás. Durante esse período, conquistamos muita coisa juntos, e continuaremos no mesmo caminho pelos próximos 10 anos”.
Sobre a MODEC - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 55 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de petróleo e gás, possui duas unidades em construção e uma em fase final de comissionamento para o país. São mais de 3,3 mil empregados atuando no Brasil.
Fale Conosco
22