Pré-sal

MODEC recebe contrato da Equinor de FPSO (220 mil bpd) para operar no campo de Bacalhau no pré-sal da BS

Redação
30/01/2020 11:53
MODEC recebe contrato da Equinor de FPSO (220 mil bpd) para operar no campo de Bacalhau no pré-sal da BS Imagem: Cortesia MODEC Visualizações: 1175

A MODEC anuncia que assinou um contrato de compra e venda com a Equinor para fornecer a maior plataforma já construída para um projeto de exploração no Brasil. A unidade será destinada ao campo de Bacalhau, anteriormente chamado de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos. Ela terá a capacidade de processar diariamente 220 mil barris de óleo e 15 milhões de metros cúbicos de gás, com uma capacidade mínima de armazenamento de 2 milhões de barris de óleo. O primeiro óleo está previsto para acontecer entre 2023 a 2024.

Esta será a primeira vez que a MODEC utilizará no Brasil o M350, seu modelo de casco novo desenvolvido especificamente para projetos de grande porte. Enquanto a maior parte das operações de unidades flutuantes da empresa é composta de conversões de navios petroleiros de grandes dimensões (Very Large Crude Carrier – VLCC), o M350 é um casco novo capaz de suportar a demanda crescente por topsides cada vez maiores e mais pesados. Ele será construído em Dalian, na China, pela Dalian Shipbuilding Industry Company (DISC).

O contrato é dividido em duas fases. A engenharia de pré-detalhamento (FEED) e os investimentos iniciais estão sendo realizados no momento, com uma opção de execução que inclui engenharia, aquisição, construção e instalação do FPSO. A opção do contrato está sujeita aos investimentos planejados pela Equinor para o campo em 2020.

Divulgação

A MODEC será responsável pelo design e construção do FPSO, inclusive os topsides, casco e sistemas de marinha. A plataforma ficará permanentemente em uma lâmina d’água de aproximadamente 2.050 metros e o sistema de amarração será fornecido pela SOFEC, uma empresa do grupo MODEC. Esta será a 17ª plataforma da empresa destinada ao Brasil e a 9ª projetada para a região do pré-sal. Globalmente, a companhia alcança a marca de oito FPSOs em construção no momento – cinco deles para o Brasil. Este será o primeiro contrato com a Equinor, que opera o campo em conjunto com a ExxonMobil (40%) e a Petrogal Brasil (20%).

“Estamos extremamente honrados e orgulhosos por termos sido selecionados para fornecer um FPSO para o campo de Bacalhau, que é o primeiro projeto da Equinor no pré-sal brasileiro”, comentou o presidente e CEO global da MODEC, Yuji Kozai. “Nós acreditamos que este é o começo de um longo relacionamento com a Equinor, ExxonMobil e Petrogal Brasil, bem como uma oportunidade de fortalecer a liderança da MODEC como fornecedora de plataformas flutuantes. Estamos comprometidos a executar este grande projeto cooperando com nossos clientes para contribuir com o avanço da indústria energética brasileira”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Indústria Naval
Marinha do Brasil inicia a construção do 4º navio da Cla...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Investimento
Fundo da Marinha Mercante prioriza R$ 4,6 bilhões para p...
07/01/26
Resultado
Com eficiência portuária, Brasil consolida o melhor triê...
07/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Resultado
Movimentação de cargas nos portos privados do Brasil cre...
06/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.