O Complexo Portuário do Itajaí chegou ao oitavo mês do ano operando 625 escalas e 6,37 milhões de toneladas de mercadorias embarcadas e desembarcadas. O avanço com relação ao mesmo período do exercício anterior foi de 5% e as operações com cargas conteinerizadas totalizaram 581,51 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), com aumento de 1% sobre igual período do ano passado.
Se analisadas apenas as operações de julho, o complexo registrou 75 escalas, com 963,46 mil toneladas de mercadorias embarcadas e desembarcadas.
“Em contrapartida, registramos um recuo de 16% no número de atracações, que passaram de 742 escalas de janeiro a julho do ano passado, para 625 escalas em igual período deste ano”, afirma Antonio Ayres dos Santos Júnior, superintendente do Porto de Itajaí.
O superintendente explica que essa redução no número de atracações, inversamente proporcional às operações, é devido ao aprofundamento dos canais de acesso e bacia de manobras do complexo, o que possibilita que desde o início deste ano os navios operem com maiores volumes de cargas no Porto de Itajaí e demais terminais instalados na Foz do Rio Itajaí.
A movimentação média por escala verificada no ano subiu para 11,39 mil toneladas, verificando-se um crescimento de 42% em relação ao igual período do ano anterior que registrou uma movimentação média de 8.013 toneladas por escala.