Redação/ Assessoria
A Marintec South America – 11ª Navalshore, o maior evento da indústria naval e offshore da América Latina, teve início ontem (12) e acontece até quinta (14), no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro.
O encontro reúne lideranças governamentais, setoriais e empresários do segmento.
Durante a abertura da feira, o presidente da Transpetro, Sergio Machado, ressaltou que o setor vive outra etapa e precisa enxergar longe: "Sou contra a diminuição da exigência de conteúdo local nos projetos realizados no País. Temos que pensar em aperfeiçoar a gestão e chegar a 50% de produtividade para competir internacionalmente. Não podemos ficar em 10%”.
Aumentar a produtividade e consequentemente a competitividade internacional da indústria naval brasileira, que hoje já é a quarta carteira de encomendas de embarcações e a terceira de petroleiros do mundo, é consenso entre os participantes da Marintec South America – 11ª Navalshore.
Joris Van Wijk, diretor-geral da UBM Brazil, empresa que promove a feira, acredita que o tema vai nortear os debates do evento. "Temos R$ 100 bilhões em entregas programadas até 2020 o que tornou o Brasil uma das principais carteiras de construção naval do mundo. O desafio agora é fortalecer a cadeia de suprimentos e a formação de mão de obra para atender esta demanda no País. Esta é a missão que a Marintec South America assume ao reunir os principais players do segmento nesta 11ª edição".
Presença internacional reforça momento positivo da indústria naval brasileira
A presença de representações e empresas internacionais na Marintec South America reforça o cenário que a indústria naval brasileira está chamando a atenção do mercado internacional."Aproveitamos a Marintec South America para celebrar o intercâmbio de experiências para o desenvolvimento conjunto dos dois países firmado recentemente com o governo brasileiro. A indústria naval tem extrema importância na consolidação desta parceria e aqui na feira encontramos um excelente espaço de diálogo com entidades representativas e empresários brasileiros”, disse Edgardo Orteño, secretário da Indústria, Energia e Minério do Uruguai.
O Japão também está com os olhos voltados para o Brasil. “Nós somos uma entidade de classificação que oferece soluções viáveis para a indústria naval. Oferecer redução de gastos com combustível e fazer operaçcões eficiente. Queremos ampliar nossa participação na indústria naval brasileira", afirmou Katsutoshi Nagata, manager da Nippon Kaiji Kyokai - ClassNK.Entre as marcas presentes na Marintec South America, 70 são de outros países e estão expostas em 12 pavilhões: Argentina, Uruguai, China, Japão, Reino Unido, Polônia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Canadá e Coréia do Sul.
Sobre a Marintec South America – 11ª Navalshore
Principal encontro estratégico para a indústria naval e offshore da América Latina, voltado à geração de negócios, tecnologia, melhores práticas e novos produtos e serviços para toda a cadeia do setor, o evento acontece de 12 a 14 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ). São 11 mil m², mais de 380 marcas expositoras, 17 países e 12 pavilhões internacionais. Paralelamente, serão realizadas Conferências, o lançamento do Espaço Inovação e Rodadas de Negócios.
Fale Conosco
22