Em uma operação inédita no Porto de Vitória, o navio Happy Ranger de bandeira holandesa, transfere, com a ajuda da balsa Superpesa IV, 9 mil metros de dutos flexíveis da fábrica Technip para o navio de bandeira brasileira, Skandi Vitória. A carga veio armazenada em um cesto da embarcação que foi equipada com um “desenrolador”. O valor da importação é de US$ 38,2 milhões (R$ 92,06 milhões).
Cerca de 30 profissionais por turno, entre estivadores, conferentes e tripulação do navio, trabalham na transferência do equipamento. Depois de concluída a operação, a embarcação brasileira seguirá com os dutos rumo à bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Lá, os tubos flexíveis serão ligados a poços de petróleo para extração do óleo.
O superintendente Geral da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Eduardo Prata, explica que esse método agiliza a descarga do produto e otimiza o uso dos equipamentos, evitando que os dutos tenham que ser emendados, já que podem ser transportados inteiros. Por hora são transferidos 100 metros de dutos, sendo realizadas paradas necessárias para ajuste. A operação terá duração de dez dias.
Eduardo Prata conta, ainda, que outras duas operações semelhantes estão previstas para acontecer, sendo uma para o final deste ano e outra para fevereiro de 2014.