Navegação

Navios maiores são cada vez mais frequentes no Porto de Santos

De acordo com a Praticagem de São Paulo, embarcações de mais de 335 metros de comprimento, que antes atracavam com uma frequência mensal no cais santista, agora chegam, pelo menos, a cada dez dias. As consequências são a redução de custos no tran

A Tribuna
02/10/2013 13:47
Visualizações: 1164 (0) (0) (0) (0)
O Porto de Santos tem recebido navios cada vez maiores e com mais frequência. De acordo com a Praticagem de São Paulo, embarcações de mais de 335 metros de comprimento, que antes atracavam com uma frequência mensal no cais santista, agora chegam, pelo menos, a cada dez dias. As consequências são a redução de custos no transporte de mercadorias e, em contrapartida, manobras cada vez mais delicadas no canal de navegação.

Os práticos são os profissionais que melhor percebem a evolução das embarcações que escalam na região. Especialistas em trafegar pelo canal de navegação do Porto, eles são os profissionais que orientam os oficiais dos navios para entrar e sair do complexo.

Segundo dados catalogados pela Praticagem, o aumento no tamanho dos navios que atracam no complexo santista começou a ser sentido em 2011. Neste ano, as embarcações com mais de 300 metros começaram a operar na Cidade.

Foi neste mesmo período que a tonelagem dos navios também aumentou. Cerca de 40% da frota era capaz de transportar mais de 40 mil toneladas. Hoje, 46% dos cargueiros têm esse perfil.

De acordo com o assessor-executivo da Praticagem do Porto de Santos, Marcos Jorge Matusevicius, este é um reflexo exclusivo do desempenho da indústria de navegação, que produz, cada vez mais, grandes embarcações com o objetivo de reduzir custos operacionais nas trocas comerciais.

Com o aumento do tamanho dos navios, mais cargas podem ser transportadas de uma só vez. Este é o lado positivo do transporte de grandes embarcações. No entanto, as manobras de atracação precisam ser feitas com mais cuidado para evitar acidentes.

“As características geográficas não mudaram, mas as margens de segurança estão reduzidas em Santos. É preciso mais atenção e especialização para realizar as manobras em segurança”, afirma o assessor.

Matusevicius explicou que, quando entrou na Praticagem de Santos, em 2006, o maior navio que atracava no complexo era o Aliança Mauá, da Aliança Navegação (Grupo Hamburg Süd), que tem 270 metros de comprimento.

Agora, o Cosco Vietnan, da Cosco Line, segue imbatível quando o quesito é comprimento. São 335 metros de extensão e uma capacidade para transportar 8,5 il TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Em volume de transporte, a bola da vez é o Cap San Nicolas, da Hamburg Sud. Ele esteve em Santos pela primeira vez em julho e é capaz de receber até 9,6 mil TEUs em seus 333 metros de comprimento.

“Essas características fazem com que as manobras sejam mais lentas e feitas quando a maré para de encher, sempre com dois práticos a bordo”, afirmou.

A vinda de navios maiores também é um reflexo do crescimento da movimentação de cargas do Porto de Santos. Em 2006, passaram pelos terminais santistas 2,44 milhões de TEUs. No ano passado, esse total chegou a 3,17 milhões de TEUs. No mesmo período, obras realizadas na infraestrutura aquaviária do complexo ampliaram a profundidade média de seu canal de navegação. Em seus trechos iniciais (da Barra até a região das torres de energia, no Armazém 25), essa medida era de 13 metros. E agora, chega a 14,9 metros.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Etanol
ORPLANA promove encontros com associações para esclarece...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Gás Natural
TBG reduz tarifas do Gasbol em até 20%
06/06/25
Hidrogênio
Vallourec obtém qualificação de sua solução de armazenam...
06/06/25
Amazônia
FGV Energia e Petrobras firmam parceria para geração de ...
06/06/25
Transição Energética
BNDES, Petrobras e Finep lançam edital para FIP em trans...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Biometano
Grupo de trabalho da ANP conclui estudos sobre regulamen...
05/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Inovação no DNA: Como a Comquality vem revolucionando o ...
04/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 2025...
04/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 é lançado com foco em inovação e ...
04/06/25
Meio Ambiente
Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂...
04/06/25
Campos Marginais
Medidas Fiscais com Impacto Desproporcional às Operadora...
04/06/25
Biometano
Gasmig abre chamada pública para aquisição de biometano ...
03/06/25
QAV
GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de co...
03/06/25
IBP
Posicionamento do IBP sobre receitas extras com petróleo
03/06/25
ANP
Com 3,734 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahiagás destaca integração das energias no Bahia Oil & ...
03/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22