Evento

Neoenergia reafirma compromisso com metas ESG para evolução do mercado de energia

Em palestra no Enase 2023 , vice-presidente da Neoenergia, Solange Ribeiro, defende visão integrada de parâmetros ambientais, sociais e de governança à estratégia de negócios como vantagem competitiva para as empresas

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/06/2023 09:36
Neoenergia reafirma compromisso com metas ESG para evolução do mercado de energia Imagem: Divulgação Visualizações: 1079 (0) (0) (0) (0)

A agenda ESG (siga em inglês para ambiental, social e governança) desempenha um papel fundamental na evolução do mercado de energia, uma vez que oferece às empresas um diferencial competitivo. A visão integrada de práticas sustentáveis à estratégia de negócios foi debatida nesta quinta-feira pela diretora vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro (foto), durante o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro.

A melhor forma de descarbonizar o mundo é por meio da energia limpa. O setor elétrico brasileiro já é verde. Temos a oportunidade de eletrificar mercados que ainda têm dificuldade de descarbonização, como a indústria química e automotiva. Nesse sentido, o hidrogênio verde é uma tecnologia que terá um papel fundamental nesse processo”, afirmou a executiva, que participou da palestra “A transformação do setor como desafio do século XXI”, ao lado de outros representantes do setor de energia. O Enase 2023 celebrou 20 anos.

Para Solange Ribeiro, as empresas de energia devem assumir metas no longo prazo com ações sustentáveis em benefício do meio ambiente e que também sejam socialmente responsáveis. Ela também considerou que nesse cenário de evolução das tecnologias e aumento com a preocupação ambiental, a sociedade passa a demandar produtos sustentáveis, participando de forma mais ativa no mercado de energia. Dessa forma, os parâmetros ESG têm o poder de influenciar positivamente consumidores, colaboradores e comunidades.

“Temos que olhar para todos os públicos, além dos acionistas a fim de estabelecer um diálogo mais próximo com a sociedade como um todo”, completou. A executiva também é vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU e, recentemente, foi eleita presidente do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Outro desafio do mercado apontado pela executiva é a busca por novas soluções energéticas alinhadas com os pilares de sustentabilidade, acessibilidade e segurança. “Energia e metas ESG não são mais opção para as empresas. Considerando as condições climáticas do país, com a maior parte da matriz energética por fontes renováveis, estamos diante de uma grande oportunidade de expansão”, defendeu.

Além disso, Solange Ribeiro salientou que atualmente o mercado exige das empresas o cumprimento de metas ESG para novos investimentos. Por essa razão, as companhias têm a oportunidade de serem percebidas pelos agentes financiadores para negócios mais atrativos, uma vez que se antecipam a impactos negativos nas três dimensões.

Ela lembrou a Neoenergia foi pioneira na captação de investimentos verdes. Este ano, a companhia assinou acordo com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, para o financiamento com prazo de oito anos de um Super Green Loan, no valor de R$ 800 milhões para melhorias, expansão e digitalização da rede da Neoenergia Elektro. Este é o segundo empréstimo “verde” e vinculado à sustentabilidade, concedido pela IFC, a uma empresa de distribuição de energia na América Latina. O primeiro também foi destinado pela instituição no ano passado a uma concessionária do grupo. Na ocasião, a Neoenergia Coelba, que atende cerca de seis milhões de clientes na Bahia, recebeu financiamento no valor de R$ 550 milhões.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Motorola reforça seu pioneirismo no projeto de acesso di...
01/08/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Mobilidade Sustentável
Fórmula E e ABB ampliam parceria estratégica global
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Startups
EDP procura startups com soluções inovadoras para renováveis
18/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Comunicação
Aberje lança diretrizes para comunicação em desastres cl...
14/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22