Acidente

Nova explosão no Golfo do México

A plataforma Vermilion Block 380, da Mariner Energy, explodiu ontem no Golfo do México, a 160km da costa da Louisiana, nos EUA. Apesar do incêndio ainda não estar dominado hoje, segundo a Guarda Costeira, a situação está mais calma. Mesmo que não alcance a dimensão do caso da BP, o acidente

Redação/ Agências
03/09/2010 09:08
Nova explosão no Golfo do México Visualizações: 512
A plataforma de petróleo Vermilion Block 380, da americana Mariner Energy, explodiu ontem no Golfo do México, a 160 quilômetros da costa da Louisiana, nos Estados Unidos. Apesar do incêndio ainda não estar dominado hoje, segundo a Guarda Costeira local, a situação esta mais calma. Mesmo que não alcance a dimensão do caso da BP, o novo acidente poderá reforçar a decisão do presidente dos EUA, Barack Obama, de manter a moratória para a exploração de petróleo e gás no Golfo do México.

Os 13 funcionários da estrutura, que estava em manutenção, lançaram-se ao mar e foram resgatados pela Guarda Costeira. Apenas um deles se feriu.


A empresa informou que a explosão não causará um vazamento de petróleo similar ao da plataforma Deepwater Horizon, da British Petroleum (BP), responsável pelo maior acidente ambiental da história dos EUA.


Porém, a empresa se esquivou de mencionar se um volume menor está sendo derramado no golfo. Em texto ao público, a empresa diz ter notificado as autoridades regulatórias americanas, além de estar trabalhando com elas para dar uma resposta a esse incidente. "A causa não é conhecida e será conduzida uma investigação", continua o texto.


Do ponto de vista técnico, o risco menor de vazamento é factível. Conforme o especialista Andy Radford, a Vermilion operava em águas rasas, ao contrário da Deepwater Horizon, o que tornaria mais fácil estancar um possível vazamento.


A explosão da Vermilion se deu a 105 metros da superfície. Além disso, as duas estruturas são diferentes. A da BP era uma plataforma de perfuração de poço. A da Mariner é de produção, portanto o óleo escoa com pressão controlável. Curiosamente, as duas estruturas estão separadas por apenas 128 quilômetros.


"Temos como reagir de imediato, caso venhamos a receber relatórios que confirmem a poluição das águas", antecipou-se o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs. O governo americano foi acusado pela oposição de demorar a reagir no caso da BP, que resultou na morte de 11 funcionários (mais informações nesta página).


O acidente na Vermilion mobilizou sete helicópteros da Guarda Costeira, duas aeronaves e três embarcações de três Estados da costa. Até a última semana de agosto, quando entrou em manutenção, a plataforma extraía uma média de 9,2 milhões de metros cúbicos de gás natural e de 1,4 mil barris de petróleo por dia, de acordo com a empresa.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.