Oportunidade

Ocyan abre inscrições para programa de aceleração de cleantechs

O Ocyan Waves Booster visa impulsionar startups em estágio de validação

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/05/2022 14:42
Ocyan abre inscrições para programa de aceleração de cleantechs Imagem: Divulgação Visualizações: 1972

A Ocyan, empresa de óleo e gás, está com inscrições abertas para seu novo programa de aceleração de startups, o Booster, que faz parte da plataforma de inovação Ocyan Waves. O objetivo é impulsionar startups ainda em estágio de validação. O foco neste primeiro ano será em cleantechs que tenham soluções conectadas a temas como o ar e meio ambiente, eficiência energética, armazenamento de energia e energia limpa. O programa busca ampliar o olhar da Ocyan para a diversificação da matriz energética e alavancar o ecossistema de startups voltadas a energia limpa no país.

“Vamos dar prioridade em 2022 à aceleração de startups que tragam soluções ligadas a oportunidades de novos negócios. Isso difere das edições do Ocyan Waves Challenge, em que trouxemos desafios das diversas áreas da companhia para serem solucionados por startups maduras. O foco em cleantechs é um movimento importante dentro da nossa estratégia de longo prazo de ESG, cuja uma das metas é dedicar 25% do nosso negócio para energia limpa até 2040”, explica Patricia Grabowsky, gerente de inovação da Ocyan. 

O Booster trará um forte diferencial que é o de oferecer mentoria aos empreendedores, ampliando a jornada da Ocyan no relacionamento com o ecossistema de startups.  “A partir de agora passaremos a explorar um outro modelo de conexão, a aceleração, que impacta diretamente o desenvolvimento e o crescimento da startup e, consequentemente, todo o ecossistema, principalmente quando ampliamos o relacionamento delas com o nosso mercado de óleo e gás, setor altamente tecnológico e globalizado”, pontua a executiva.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de junho no site www.ocyanwaves.com.  As startups selecionadas receberão um capital semente de R$ 30 mil reais, a serem utilizados no período em que o programa estiver em curso. Os mentores serão integrantes da Ocyan, divididos em mentores executivos, ligados diretamente às startups selecionadas, e um time de mentores especialistas, para apoiar durante a aceleração, além de parceiros que vão apoiá-las ao longo do programa.

Ambiente fala mais alto

A Ocyan também está olhando para o futuro do seu negócio ao buscar um mercado mais neutro em emissões de carbono por meio da inovação. A empresa tem explorado ativamente novas oportunidades de mercado para reduzir gradativamente as atividades voltadas exclusivamente a combustíveis fósseis.

O mercado de cleantechs no Brasil ainda é tímido e, assim, o novo programa servirá como ferramenta para alavancá-lo em uma relação de ganha-ganha. A previsão é que a aceleração aconteça entre julho e dezembro deste ano.

Ocyan Waves Challenge

A plataforma Ocyan Waves foi lançada há três anos e o Ocyan Waves Challenge se tornou um programa consolidado e reconhecido no ecossistema de startups. Em 2021, a Ocyan esteve na lista de empresas que melhor se relacionam com startups – figurou no ranking das 100 Open Corps e ficou entre o top 3 da categoria Petróleo&Gás.

Os dois programas (Challenge e Booster) têm objetivos diferentes e serão duas vertentes da plataforma Ocyan Waves.  O Booster não deverá contratar as startups selecionadas, mas oferecer um programa que as auxilie a maturar sua proposta de valor. Ao final do programa, poderão ser estabelecidas parcerias para a co-desenvolvimento e comercialização das soluções. Já o Ocyan Waves Challenge, que foca em pilotos para resolução de desafios internos, continuará em curso em 2022.

Hoje, a Ocyan já trabalha com startups em diferentes frentes, sendo que muitas delas foram selecionadas pelo Ocyan Waves Challenge. “Temos mais de 13 soluções criadas no âmbito do Ocyan Waves Challenge. A percepção dos clientes da Ocyan sobre essa inovação tem sido muito positiva”, completa Patrícia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.