Oportunidades são para startups em estágio de validação
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Ocyan, empresa de óleo e gás, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, dia 10 de junho, para seu novo programa de aceleração de startups, o Booster, que faz parte da plataforma de inovação Ocyan Waves. O objetivo é impulsionar startups ainda em estágio de validação. O foco neste primeiro ano será em cleantechs que tenham soluções conectadas a temas como o ar e meio ambiente, eficiência energética, armazenamento de energia e energia limpa. O programa busca ampliar o olhar da Ocyan para a diversificação da matriz energética e alavancar o ecossistema de startups voltadas a energia limpa no país.
O Booster trará um forte diferencial que é o de oferecer mentoria aos empreendedores, ampliando a jornada da Ocyan no relacionamento com o ecossistema de startups. “A partir de agora passaremos a explorar um outro modelo de conexão, a aceleração, que impacta diretamente o desenvolvimento e o crescimento da startup e, consequentemente, todo o ecossistema, principalmente quando ampliamos o relacionamento delas com o nosso mercado de óleo e gás, setor altamente tecnológico e globalizado”, Patricia Grabowsky, gerente de inovação da Ocyan.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 no site www.ocyanwaves.com. As startups selecionadas receberão um capital semente de R$ 30 mil reais, a serem utilizados no período em que o programa estiver em curso. Os mentores serão integrantes da Ocyan, divididos em mentores executivos, ligados diretamente às startups selecionadas, e um time de mentores especialistas, para apoiar o processo de aceleração, além de parceiros que vão estar com os empreendedores ao longo do programa.
O mercado de cleantechs no Brasil ainda é tímido e, assim, o novo programa servirá como ferramenta para alavancá-lo em uma relação de ganha-ganha. A previsão é que a aceleração aconteça entre julho e dezembro deste ano.
Recentemente, um mapeamento da ABStartups (Associação Brasileira de Startups) sobre cleantechs revela que hoje são 102 startups cleantechs ativas no Brasil; 44% das cleantechs estão em fase de tração e escala; 24,5% estão em fase de validação; 33% já receberam investimentos; 33,3% das investidas tiveram como modelo o investimento-anjo e 27,3% das investidas são de programas de aceleração.
Fale Conosco
21