Empresas

OGX assina contrato com GE Oil & Gas Brasil para fornecimento de equipamentos

Este é o primeiro contrato assinado pelas duas empresas para fornecimento de equipamentos específicos para o desenvolvimento de projetos na fase de produção. A GE fornecerá estruturas submarinas para gabarito de perfuração de poços e sistemas de reconexão com plataformas fixas, o que permit

Redação
21/09/2011 09:51
Visualizações: 1019

A OGX Petróleo e Gás Ltda. assinou contrato de longo prazo com a GE Oil & Gas Brasil para fornecimento de equipamentos de perfuração e produção para três plataformas fixas de produção off-shore, a serem implantadas nos campos de óleo e gás de Waimea e Waikiki, na Bacia de Campos, na costa do Brasil, onde a OGX planeja perfurar um número significativo de poços de produção nos próximos quatro anos.

Com valor total estimado de US$230 milhões durante os próximos 4 anos, dos quais US$32 milhões em ordens formais já foram assinadas, este é maior contrato já assinado entre a GE Oil & Gas e a OGX, sendo o primeiro envolvendo fornecimento de equipamentos específicos para o desenvolvimento de projetos na fase de produção.

Como parte fundamental do acordo, a GE fornecerá estruturas submarinas para gabarito de perfuração de poços (“templates” submarinos) e sistemas de reconexão com plataformas fixas, o que permitirá que a OGX tenha total flexibilidade entre os poços pré-perfurados com sondas semissubmersíveis, e poços perfurados diretamente das plataformas fixas. Este recurso ajudará a OGX a aumentar a produção inicial dos campos de Waimea e Waikiki, maximizando o uso dos poços pré-perfurados. Essa solução tecnológica da GE foi testada e instalada com sucesso em campo, em projetos semelhantes na África Ocidental.

"Nosso objetivo era encontrar uma solução de tecnologia viável que nos desse o máximo de flexibilidade no desenvolvimento dos campos de Waimea e Waikiki, e a GE foi capaz de superar este desafio", disse Reinaldo Belotti, Diretor de Produção da OGX.  "Estamos confiantes de que o apoio contínuo da GE e entregas de acordo com o nosso cronograma operacional serão um fator importante no sucesso em longo prazo deste projeto", reforçou Belotti.

Os campos de Waimea e Waikiki estão localizados a 60 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em profundidades que variam entre 120 e 140 metros.

A GE Oil & Gas está comprometida com a obtenção de  80% de conteúdo local no cumprimento do contrato, sendo que a maior parte dos equipamentos submarinos será fabricadas nas instalações da GE em Jandira-SP e Macaé-RJ, no Brasil. Os equipamentos de superfície serão parcialmente fornecidos pela unidade da GE em Houston, no Texas. Os embarques começarão no primeiro trimestre de 2012 e continuarão até o final de 2015.

"Esta é uma vitória estratégica para a GE Oil & Gas no Brasil, resultante de 13 meses de excelente trabalho de equipe entre diversas unidades de negócio da GE Oil & Gas e a OGX", disse Calixto Deberaldini, gerente de Vendas da GE O & G no Brasil. "O acordo reforça nosso forte relacionamento existente com a OGX, que é um dos nossos mais importantes clientes globais", enfatizou Fernando Martins, a vice-presidente para América Latina da GE Oil & Gas.

Este último acordo com a OGX reforça o papel da GE como um fornecedor líder de sistemas submarinos de perfuração para as operadoras off-shore no Brasil. Desde 2007, o negócio de perfuração e produção da GE forneceu mais de 300 sistemas de cabeça de poço submarino para 15 operadores diferentes para projetos off-shore no Brasil.

A GE também anunciou planos para investir US $ 500 milhões na expansão de suas operações no país, incluindo o estabelecimento de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento multidisciplinar no Rio de Janeiro. Entre as áreas de foco para o novo centro estarão tecnologias avançadas para o setor de petróleo e gás. Além disso, a recente aquisição da GE da Wellstream, um produtor líder de equipamentos de tubo flexível, amplia significativamente as capacidades da GE para atender o mercado off- shore brasileiro.

A OGX é responsável pela maior campanha exploratória do setor privado no Brasil. Desde a sua criação, em junho de 2007, a OGX estabeleceu uma posição de liderança na exploração brasileira de petróleo e gás natural e no setor produtivo, através da aquisição de um portfólio diversificado composto por 35 blocos exploratórios - 22 off-shore e 13 em terra.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.