Marinha

Operação ATLÂNTICO II

A Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 19 a 30 de julho de 2010, a Operação Conjunta "Atlântico II". Será o maior exercício conjunto já realizado, desenvolvendo-se em toda a "Amaz&oc

Redação
13/07/2010 12:26
Visualizações: 270 (0) (0) (0) (0)
A Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 19 a 30 de julho de 2010, a Operação Conjunta "Atlântico II". Será o maior exercício conjunto já realizado, desenvolvendo-se em toda a "Amazônia Azul" e nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, bem como nos Arquipélagos Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. A coordenação será conduzida pelo Ministério da Defesa e o Comando pelo Comandante de Operações Navais, tendo como principal motivação o treinamento das Forças Armadas para a defesa dos interesses do nosso País.
 
 
 
A Operação "Atlântico II" é o resultado de um complexo planejamento realizado por um Estado-Maior Conjunto, composto por oficiais e praças das três Forças Armadas, que visa, fundamentalmente, a preparação para a defesa dos recursos do mar e das infraestruturas de alto valor estratégico do SE do Brasil. Dois cenários de ameaça foram elaborados, o primeiro, relacionado aos recursos petrolíferos, se desenvolverá nas áreas das Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos, e da infra-estrutura de petróleo e gás da região sudeste. O segundo, relacionado à pesca, se desenvolverá junto aos Arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. Nesse sentido, a Operação abrangerá uma amplitude geográfica e simultaneidade de ações, inerente à defesa dos ricos recursos brasileiros ao longo da costa, bem como da região Sudeste, de extrema importância econômica para o Brasil.
 
 
 
Estarão envolvidos na Operação cerca de 10.000 militares em atividades operacionais, de apoio à população e na simulação de combate, e meios da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.
 
 
Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO) em diversos municípios, visando integrar e assistir segmentos da sociedade residentes na região onde o exercício será realizado. Nas ACISO serão realizados atendimentos médicos e odontológicos e aulas de primeiros socorros e higiene.
 
 
 
Em uma outra vertente da Operação, busca-se destacar a importância de nossa "Amazônia Azul", de igual ou maior importância que a Amazônia Verde, em todas as suas características: econômica (petróleo e gás, pesca e recursos minerais), ambiental e científica, além de fortalecer a mentalidade marítima da sociedade brasileira.
 
 
 
Uma Operação Conjunta vem a ser um moderno conceito de aplicação de forças militares de mar, terra e ar, de forma coordenada, para atingir um objetivo que seja de interesse para o país, como, por exemplo, a defesa de áreas de grande atividade econômica.
 
Exercício simulado
 
 
Trata-se de uma operação de guerra moderna, cujo cenário envolve a defesa dos interesses brasileiros na "Amazônia Azul" e de parcela da Região Sudeste contra a possibilidade de cobiça estrangeira dos recursos petrolíferos e pesqueiros da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), com ação de meios convencionais e assimétricos.
 
 
 
Serão realizados, dentre outros, os seguintes exercícios:
 
 
 
Marinha - Defesa de ilha oceânica; Controle de Área Marítima; Operação Anfíbia; Operações Especiais; Defesa de Portos e Áreas Sensíveis; Contra Medidas de Minagem e Minagem Defensiva de Portos.
 
 
 
Exército - Defesa de infraestruturas energéticas (Angra dos Reis e Macaé); Defesa de Costa; Defesa de industrias de Material de Defesa; Operações Especiais; Defesa externa de Portos e Terminais petrolíferos.
 
 

Força Aérea - Patrulha Marítima; Missões de Ataque; Transporte Aéreo Logístico; e Coordenação e Controle do Espaço Aéreo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.